Busca


  Notícias

23/02/17

MAST e ON realizam observação do Eclipse Solar em Ipanema

No próximo domingo, a partir das 10h, no Posto 9, público poderá usar telescópios especiais para observar o fenômeno de forma segura.

No próximo domingo, 26 de fevereiro, acontecerá o primeiro eclipse solar de 2017, que poderá ser visto em boa parte do Brasil. A partir das 10h, pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Observatório Nacional (ON) estarão na praia de Ipanema, na altura do posto 9, para promover a observação segura do fenômeno.

Eugênio Reis, astrônomo do MAST, alerta: “É muito perigoso observar diretamente o sol sem a proteção adequada. Por isso, vamos oferecer telescópios e filtros especiais que garantem a segurança do observador."

No final da manhã e início da tarde, a Lua encobrirá parcialmente o Sol. O fenômeno será anular, que é quando a Lua passa em frente ao Sol, mas acaba não o cobrindo por completo, deixando visível apenas a silhueta do Sol e formando um anel de luz ao redor.

Para quem não puder observar o eclipse com segurança e ainda assim quiser acompanhar o fenômeno, abaixo indicamos os observatórios que vão transmitir ao vivo.

http://live.slooh.com/stadium/live/the-southern-ring-of-fire-solar-eclipse

https://www.youtube.com/watch?v=lwSYxAIhKB4


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual