Wilma M. Leitão
O Acervo do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil (CFE) contém um extenso conjunto de documentos – formulários, pareceres, telegramas, correspondências diversas, cadernos de campo, relatórios, mapas, fotografias, desenhos e recortes de jornal que, juntos, complementam a análise e ajudam na compreensão das pesquisas empreendidas.
O acervo do CFE reúne uma grande gama de documentos administrativos cuja caracterização – que aqui queremos destacar – possibilita entender o funcionamento do órgão e o teor das expedições. Os formulários de demanda de autorização representam o início do processo e trazem características mínimas das expedições. O material é enriquecido com diferentes tipos de registro documental, tal como pareceres técnicos e demais correspondências. Neste campo é possível identificar o envolvimento de embaixadas na intermediação dos pedidos e a formação de redes interinstitucionais de pesquisa. As Guias de Exportação também são importantes registros, que revelam parte dos objetivos das expedições, com o colecionamento de itens para museus e instituições de pesquisa estrangeiras.
Há poucos registros em cadernetas de campo e relatórios que, às vezes, de tão sucintos, parecem apenas cumprir a determinação legal. Registram-se, contudo, alguns artigos publicados com os dados obtidos nas expedições científicas. Cartas, fotografias e desenhos acrescentam dados aos contextos pesquisados.
Um importante campo de informação documental são os recortes de jornais, que revelam a preocupação do CFE em preservar a memória do período de atuação do órgão. Há momentos de grande mobilização, com reações contrárias às expedições – muitas delas consideradas prejudiciais ao patrimônio e aos interesses econômicos do Brasil. Há casos, sobretudo na imprensa regional, em que jornais publicam notícias sobre a presença de pesquisadores em suas cidades alertando o CFE para a irregularidade dessas expedições.