Jayme Tiomno (1920-2011) Bacharel em Física pela Universidade do Brasil (1942), obteve o título de Mestre pela Universidade de Princeton (1949) e, no ano seguinte, o título de Doutor pela mesma instituição. Atuando nas áreas de partículas elementares, teorias de campo e astrofísica, foi um dos principais físicos teóricos brasileiros, tendo sido indicado para o prêmio Nobel de Física em 1987.
Foi co-fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e primeiro diretor do Instituto de Física na Universidade de Brasília (UnB). Tiomno participou ainda da comissão que formatou o International Centre for Theoretical Physics e apoiou na criação de departamentos de física em várias universidades brasileiras.
Seu arquivo pessoal é composto por documentos manuscritos, iconográficos e impressos, tais como: cartas, relatórios, pareceres, cartões de natal, certificados, currículos, diplomas, separatas, artigos e fotografias. Nele, além de aspectos da sua trajetória pessoal e acadêmica, podemos observar discussões mais amplas, como a preocupação dos cientistas com o uso da energia nuclear e os perigos da proliferação de armas nucleares.
Fotografia de grupo de físicos diante da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Da esquerda para direita: Paulo Alcântara Gomes, Elisa Frota-Pêssoa; Jayme Tiomno; Joaquim Costa Ribeiro; Luigi Sobrero; Leopoldo Nachbin; José Leite Lopes, Mauricio Matos Peixoto. – Rio de Janeiro, 1942.
Arquivo pessoal de Jayme Tiomno/Acervo MAST