A galeria virtual, Helmut Sick: os objetos e a ornitologia (1910-1991) apresenta alguns dos documentos textuais, bibliográficos, iconográficos e objetos tridimensionais que compõem o arquivo pessoal do cientista alemão, naturalizado brasileiro, Helmut Sick, principal expoente da ornitologia no Brasil.
Sick foi autor de obras de referência sobre as aves brasileiras, refletindo a extensão de seu trabalho ao longo de mais de 50 anos de atividades realizadas no Brasil. Tendo chegado ao Brasil em 1939, Sick realizou pesquisas ornitológicas no estado do Espírito Santo, onde foi preso em 1942, com a declaração de guerra do Brasil à Alemanha, sendo libertado apenas em 1945. Em 1946 foi contratado como naturalista da Fundação Brasil Central, vindo a trabalhar posteriormente no Museu Nacional (UFRJ), onde tornou-se professor titular, função que ocupou até a sua aposentaria (1981). Em 1982 iniciou sua obra mais importante, o livro Ornitologia Brasileira, uma Introdução, publicada em 1985. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1991.
Em destaque na galeria, os objetos tridimensionais, embora comumente não considerados documentos de arquivo, pertencem ao acervo arquivístico sob a guarda do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), por trazerem, somados aos outros gêneros documentais, informações importantes sobre atividades exercidas pelo cientista em diferentes épocas da sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica.
Medalha de ouro recebida por Helmut Sick no 1º Congresso Ibero-Americano de Ornitologia, realizado em Buenos Aires, como prêmio de melhor trabalho apresentado, onde descreveu a descoberta da pátria da Arara-azul-de-Lear (Anodorhynchus Leari), no raso da Catarina, Bahia. – Buenos Aires, 1979.
Arquivo pessoal de Helmut Sick/Acervo MAST