Busca


  Notícias

10/03/17

Dia das Meninas agita o MAST

Na última sexta, 10 de março, Museu realizou diversas atividades relacionadas à participação feminina na Ciência.



O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoveu, no dia 10 de março, a terceira edição do Dia das Meninas. Das 9h30 às 17h, várias oficinas e palestras foram realizadas no Campus da instituição, todas gratuitas e relacionadas à importância da participação feminina na Ciência.

Neste ano, todas as atividades foram promovidas por um grupo de sete alunas do ensino médio que integram o projeto "Meninas no Museu". Desde julho do ano passado, elas estão sendo orientadas por Sandra Benitez, Ana Paula Germano e Patrícia Spinelli, pesquisadoras do MAST que coordenam a iniciativa.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do grupo Spacetroopers. formado por estudantes de São Gonçalo (RJ). Trata-se da primeira equipe brasileira selecionada pela NASA para o "Human Exploration Rover Challenge", competição de veículos de transporte da agência espacial americana que acontece de 30 de março a 1 de abril, no estado americano do Alabama. Devido à falta de verbas para as despesas com passagens, hospedagem e execução do projeto, a equipe, formada por três meninas e três meninos, está promovendo uma campanha na internet para arrecadar recursos. Os interessados em ajudar devem acessar o endereço https://www.vakinha.com.br/vaquinha/primeiro-grupo-brasileiro-no-nasa-rover-challenge.O prazo para contribuir termina em 14 de março. Para a competição, será preciso construir um quadriciclo capaz de suportar duas pessoas e ultrapassar obstáculos que simulam terrenos extraterrestres.

Outras atrações do Dia das Meninas no MAST foram a participação da física Alice Cunha, vencedora da Olimpíada Internacional de Energia Nuclear, e a oficina "Tem Menina no Circuito", com bolsistas do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“É extremamente importante esse tipo de iniciativa. A mulher é incentivada socialmente a procurar carreiras que não sejam cientificas, então, todo projeto que as incentive a olhar para esse mundo é útil, abre um leque de opções para elas”, afirma Márcia Meneguetti, professora de Física da Rede Estadual. Ela alerta também sobre a importância de incentivar os jovens a atuar no campo científico “É preciso estimular o contato com a área, afinal, ninguém gosta do que não conhece.”

Fotos do evento


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual