Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História da Ciência
Início do conteúdo da página

Memória e história da Sociedade Brasileira de História da Ciência e Tecnologia - SBHC

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 16h29 | Acessos: 607

Coordenadora: Marta de Almeida

Resumo

Diante da importância da SBHC na conformação do campo de História das Ciências no país, o projeto prevê a organização e preservação sistemática do acervo a ser adquirido em sistema de comodato/salva-guarda pelo Arquivo do MAST. Tal esforço justifica-se pela importância histórica e singularidade do material produzido ao longo da existência da citada associação, propiciando perspectivas de um balanço da produção na área nos últimos anos, incentivando novas pesquisas focalizadas em temas específicos de interesse e possibilitando subsídios para novas discussões no campo teórico da área. O projeto prevê ainda a análise da produção na área diretamente vinculada às atividades desenvolvidas pela Sociedade durante o período de 1983 a 2010, mais especificamente a produção impressa em revistas e boletins e os trabalhos apresentados ao longo dos seminários nacionais.

A primeira fase do projeto contempla as atividades de coleta, higienização, organização e catalogação de documentos referentes à SBHC, atividades a serem realizadas com o apoio da Coordenação de História da Ciência e da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST, bem como a análise da produção na área contida nas atividades de publicação e seminários promovidos pela associação.

Fundada em 1983, a Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC representa a expressão maior da institucionalização da área de História das Ciências no país, através da promoção bi-anual do Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia que hoje somam 13 eventos organizados. Ao longo dos anos, a SBHC destacou-se no apoio ao desenvolvimento de pesquisas na área e na contribuição que teve para a formação de pesquisadores. Desde o início, caracterizou-se pela vocação interdisciplinar, expressa na origem dos associados e disciplinas que congrega: filosofia, sociologia, antropologia, educação, entre outras. Em 1985, a SBHC criou a Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, atual Revista Brasileira de História da Ciência, periódico semestral especializado na área e de grande circulação entre os pesquisadores.

Ao longo deste tempo, a SBHC vem produzindo uma diversidade documental de importância ímpar para o delineamento do campo institucional de História da Ciência no Brasil. Esta variedade documental comporta, entre outros itens, publicações, boletins, revistas, cartazes, anais, relatórios, correspondências, documentos administrativos e registros iconográficos. No entanto, a diversidade documental e a própria diversidade dos grupos atuantes que se alternaram na direção da SBHC não favoreceram a organização sistemática de seu arquivo encontrando-se ameaçado pelo estado de dispersão.

Serão desenvolvidas atividades de organização e de preservação do acervo da Sociedade com as atividades de análise dos trabalhos publicados, pois ainda que a produção central esteja registrada na Revista da SBHC e nos anais dos seminários realizados no período, há outras fontes dispersas relativas à vida da Sociedade e que podem também nos informar acerca dos principais debates, temas, subáreas e enfoques teóricos em História da Ciência. Em paralelo está prevista a realização de entrevistas com ex-diretores, sócio-fundadores e professores da área, com intuito de se constituir um arquivo de história oral sobre o tema e divulgar parte dos depoimentos no projeto “A ciência que eu faço”, sob coordenação de Vera Pinheiro.


Equipe

Marta de Almeida (coordenadora)

 

Parceria

Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC e Universidade de São Paulo – USP

 

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página