Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação em Ciências
Início do conteúdo da página

Museu e público

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 18h04 | Acessos: 3037

Coordenador: Carlos Alberto Quadros Coimbra

Resumo

O objetivo do projeto é a obtenção de informações sobre o público visitante em suas várias dimensões sociais, culturais, demográficas e individuais, a fim de produzir subsídios para a tomada de decisões na organização das atividades museais em seus aspectos teóricos e práticos. Posteriormente, a avaliação dessas atividades inclui a elaboração de instrumentos de medição estatística e o desenvolvimento de metodologia estatística de análise.

O projeto foi iniciado em 2005 e teve como principal desdobramento o Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC, programa de pesquisas que contemplou o levantamento das características do público de visitação espontânea em museus de quatro estados do País.

Com a dissolução do OMCC, em 2011, as instituições Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTIC; Museu Nacional/UFRJ; Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz; Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisa Jardim Botânico; Planetário/Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Museu Naval/ Marinha do Brasil; Museu Ciência e Vida/ Fundação Cecierj deram continuidade à investigação inicial, especificamente tendo os espaços de divulgação da ciência como foco de suas ações, constituindo o Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia - OMCC&T.

Trata-se de uma rede colaborativa envolvendo, por adesão, profissionais e gestores, especialistas ou não dos estudos de público, que vem priorizando a pesquisa Perfil-Opinião sobre o perfil demográfico, social, cultural e econômico, seus hábitos, antecedentes e opiniões de seus visitantes. O estudo visa o aprimoramento da relação do museu com a sociedade e o conhecimento de suas demandas, justificando-se por ser uma fonte de informação para o planejamento de políticas públicas não só para o campo dos museus, como para o da cultura científica enquanto determinante social.

 

Equipe

Sibele Cazelli (Pesquisadora), Ana Paula Germano (Bolsista PCI), Alice Ribeiro (Bolsista PCI), Sandra Benitez Herrera (Bolsista PCI).


Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página