Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação em Ciências > Linhas de pesquisa > Cultura científica e linguagem
Início do conteúdo da página

Estratégias de divulgação científica em museus de ciência

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 18h04 | Acessos: 3524

Coordenador: Eugênio Reis

Resumo

Os objetivos do projeto são o desenvolvimento e a avaliação de novas estratégias de divulgação da ciência a partir do uso de processos de transposição didática e museográfica do conhecimento científico e de objetos de ciência e tecnologia, utilizando aparatos construídos, atividades educacionais, exposições e a internet. Este desenvolvimento se apóia em pesquisa sobre a interatividade com instrumentos científicos prevista pela teoria de modelos e modelagem, e visa criar mecanismos de inclusão social por meio de museus de ciência.

O propósito de criar novas estratégias de comunicação pública da ciência tem sido desenvolvido a partir de uma estreita relação entre a pesquisa e as ações de divulgação/popularização da ciência. A importância de um projeto de pesquisa nessa área reside na necessidade dos museus e centros de ciência serem capazes de competir com o universo de opções na área de lazer e entretenimento que estão disponíveis para a parcela da sociedade que tem acesso aos bens de consumo culturais e, ao mesmo tempo, atrair novos segmentos da população que, em função da falta de condições de acesso e/ou baixo capital cultural, não frequentam esses espaços.

As pesquisas realizadas no âmbito do projeto sugerem que a ampliação do público dos museus de ciência e tecnologia deve implicar alguns questionamentos, pelo menos nas instituições interessadas em promover experiências significativas para esse novo público, bem como para o público infantil e o com necessidades especiais.

Outras atividades realizadas no âmbito deste projeto têm como foco os estudos sobre: contexto de criação de aparatos em museus de ciência e tecnologia; mediação e seu papel na interação com os visitantes; utilização de novas mídias na comunicação pública da ciência e inclusão científica.

Equipe: Maria Esther Alvarez Valente (Pesquisadora), Igor Fernandes Rodrigues (Bolsista PCI), Sandro Linhares de Oliveira Gomes (Bolsista PCI), Aline Miranda e Souza (Bolsista PCI), Eduardo Penteado (Bolsista PCI), Antonia Aila Alencar de Oliveira (Bolsista PIBIC), Rafaela Ferreira (Bolsista PIBIC), Amannda Amorim (Chefe do Serviço - Projetos Educacionais).

 

Equipe

Edilene dos Santos Ferreira, Joubert Poça Conceição, Thiago da Silva Ribeiro Pereira.


Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página