Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentação e Arquivo > Projetos de pesquisa > Estudo da espécie e tipologia documental de arquivos de ciência e tecnologia
Início do conteúdo da página

LAPEL

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 13h21 | Acessos: 5642

O Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos em Papel – LAPEL é responsável pela preservação do Acervo Arquivístico e do Acervo Bibliográfico do MAST desde 2004, sucedendo o antigo Setor de Conservação e Restauração criado em 1986.

O LAPEL está estruturado nas seguintes áreas: 1. Recepção e tratamento técnico de documentos; 2. Pesquisa em conservação - restauração de documentos em suporte papel; 3. Gestão da conservação dos acervos Arquivístico e Bibliográfico.

As modernas instalações do LAPEL são utilizadas para as aulas práticas dos cursos de pós-graduação, como o de Mestrado Profissional de Preservação de Acervos em Ciência e Tecnologia - PPACT e de cursos de extensão. No Laboratório também são desenvolvidos projetos de pesquisa aplicada, dissertações e monografias. Com destaque para as pesquisas sobre os efeitos corrosivos da tinta ferrogálica sobre documentos em papel e outras relacionadas com o monitoramento microbiológico de áreas de guarda de acervos.

O LAPEL atua em parceria com outras instituições, dentre as quais:

     - Fundação Casa de Rui Barbosa - Projeto Carioca de Conservação Preventiva.
     - Arquivo Nacional,
     - Fiocruz ,
     - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro .
     - Arquivo Histórico do Exército - Projeto de conservação da coleção Santos Dumont do Comando da Aeronáutica
     - Museu Nacional - Projeto de diagnóstico, higienização e acondicionamento do Arquivo de Antropologia Física

Contato: Ana Cristina de Oliveira Garcia - responsável pela equipe.

Fim do conteúdo da página