Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Museologia > Uncategorised > Prestadores de Serviço - Museologia
Início do conteúdo da página

Patrimônio Arquitetônico

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 18h17 | Acessos: 1437

O Patrimônio Arquitetônico sob a guarda do MAST é formado por dezesseis edificações de grande valor histórico e científico, finalizadas na segunda década do século XX, e construídas na cidade do Rio de Janeiro, para sediar o Observatório Nacional - ON.

Situado no Morro de São Januário, no Bairro Imperial de São Cristóvão, o campus onde se encontra o MAST possui uma área aproximada de 44 mil metros quadrados. Esse campus tem importância para o espaço urbano no qual está inserido por se tratar de área de interesse histórico e cultural, bem como por sua abundante vegetação que contrasta com a aridez do seu entorno.

No conjunto arquitetônico destaca-se o prédio sede do Museu de Astronomia e Ciências que, por 80 anos, abrigou a administração do ON. O edifício de três andares apresenta uma arquitetura eclética, numa superposição de estilos característica da época, seguindo projeto de autoria do engenheiro-arquiteto Mário de Souza, que se inspirou no Observatório de Nice, na França. Com ornamentos em estuque, adornos em gesso, corredores abobadados, escadarias em mármore de Carrara, colunas gregas e vitrais com motivos referentes à Astronomia, esse prédio é hoje local das exposições realizadas pelo Museu.

Compondo o patrimônio arquitetônico estão os pavilhões de observação astronômica, com suas cúpulas de cobertura pré-fabricadas em ferro adquiridas da Alemanha, Inglaterra e França, juntamente com os seus instrumentos científicos, que testemunham as inovações daquele tempo.

O conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC, em 1987.

Edificações tombadas
Pavilhão da luneta equatorial de 21cm
Pavilhão da luneta equatorial de 32cm
Pavilhão da luneta meridiana Bamberg
Pavilhão da luneta meridiana Askânia
Pavilhão da luneta meridiana Zenital
Pavilhão do fotoeliógrafo
Pavilhão do círculo meridiano de Gautier
Fachada principal do Prédio Sede

Fim do conteúdo da página