Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Museologia > Projetos de pesquisa > Pesquisa, identificação, preservação e divulgação dos acervos de C&T das instituições de pesquisa do MCTIC
Início do conteúdo da página

Musealização como processo informacional

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 16h20 | Acessos: 3054

Coordenadora: Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro (MAST)

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é elaborar análise teórica e conceitual dos processos de musealização a partir de uma perspectiva informacional em diferentes instâncias, com ênfase nos domínios da ciência e tecnologia. O projeto se insere na discussão sobre musealização, tema central para as pesquisas em museologia. Ao optar pelo enfoque informacional, o projeto busca contribuir ainda para as reflexões em torno do conceito de documento em sentido amplo, a partir de uma perspectiva funcionalista.

Trata-se de pesquisa de cunho teórico e analítico, desenvolvida por meio de abordagem qualitativa. A opção por este tipo de abordagem deve-se ao caráter subjetivo do objeto de estudo que, por ser impregnado de valores humanos, impõe o recurso à interpretação. A pesquisa é desenvolvida por meio de estudos de casos, metodologia que permite lidar com dados de diferentes naturezas, como artefatos, fotografias, levantamentos, fichas de catalogação e relatórios de observação, entre outros, e à necessidade de analisar um fenômeno que é, essencialmente, inseparável de seu contexto.


Equipe

Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro (coordenadora); Marcio Rangel (MAST), Cláudia Penha dos Santos (MAST); Marcus Granato (MAST); Jose Mauro Matheus Loureiro (UNIRIO), Daniel Maurício Viana de Souza (UFPEL), Sabrina Dasceno Silva (Museu Nacional/UYFRJ), Carlos Xavier de Azevedo Neto (UFPB).


Apoio

CNPq (edital universal)

 

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página