Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Museologia
Início do conteúdo da página

Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias de Conservação e Caracterização Microanalítica de Objetos Metálicos pertencentes a Coleções Científicas Arqueológicas

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 19h20 | Acessos: 428

Coordenador: Marcus Granato (MAST)

Resumo

O projeto tem como objetivo geral realizar pesquisas para o desenvolvimento de metodologias de conservação e caracterização de acervos metálicos arqueológicos, de forma a contribuir para sua melhor preservação e conhecimento. Para isso, a FAPERJ apoiou com bolsa pós-doc de 5 anos a fixação de um recém doutor no MAST com características específicas que são exigidas pela pesquisa a ser desenvolvida. A preservação do patrimônio arqueológico metálico de forma científica é um campo ainda inédito no Brasil, devido à especificidade do assunto, por requerer conhecimentos interdisciplinares, tanto da área da arqueologia, como da museologia e da metalurgia. As atividades previstas são: Levantamento bibliográfico- serão pesquisadas bases de dados em bibliotecas especializadas em Conservação e Arqueometria, como as do MAST, do CECOR, da PUC-RJ, do CETEM, da FAU/UFRJ, da FAU/USP, IPHAN e a Biblioteca Nacional.

Fundamentação Teórico-Metodológica - A partir dos levantamentos bibliográficos, leituras e análises dos textos selecionados, das discussões realizadas no âmbito das reuniões do Grupo de Pesquisa, foi delimitado um corpo teórico-metodológico que irá orientar as pesquisas e intervenções a serem realizadas. Seleção de Objetos Metálicos- A partir da cooperação com o IAB, serão identificados e selecionados objetos arqueológicos metálicos representativos de diferentes grupos, em especial, no Estado do Rio de Janeiro, que possuam características diferenciadas entre si. Caracterização dos Objetos- Os objetos selecionados serão submetidos a procedimentos analíticos diversos para sua identificação e caracterização arqueométrica. Para esses estudos, serão utilizadas as facilidades dos laboratórios químicos e instrumentais do Centro de Tecnologia Mineral e da PUC-RJ.

As técnicas analíticas a serem utilizadas serão diversas. Implantação de Metodologias de Conservação - serão selecionados métodos para serem implantadas e adaptados no LAMET (MAST). A partir dessa experiência e das características dos objetos selecionados, serão adaptados e desenvolvidos novos métodos de conservação para os objetos nesse laboratório. Divulgação - A equipe participará de congressos e produzirá publicações em revistas especializadas, para divulgar os resultados da pesquisa. Também serão realizados eventos acad~emicos anuais sobre o tem e elaborado material didático sobre a conservação e manipulação desses objetos, que permita o esclarecimento dos profissionais que lidam com esse tipo de acervo.


Equipe

Marcus Granato (coordenador); Guadalupe do Nascimento Campos (MAST), Guillermo Solórzano (PUC/RJ), Ondemar Dias (IAB), Virginia Costa (Istitute dés Recherches Archeologiques), Ricardo de Oliveira Dias (MAST).

 

Parcerias

CETEM, PUC-RJ, UFRJ

 

Financiamento

FAPERJ (Bolsa pós-doc; Jovens Cientistas do Nosso Estado), CNPq (edital universal)

  

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página