Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Museologia > Projetos de pesquisa > Patrimônio Cultural Luso-Brasileiro de Ciência e Tecnologia: pesquisa, análise e acessibilidade
Início do conteúdo da página

Pesquisa, identificação, preservação e divulgação dos acervos de C&T das instituições de pesquisa do MCTIC

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 16h20 | Acessos: 1913

Coordenadora: Tânia Pereira Dominici

Resumo

O objetivo deste projeto é pesquisar os acervos de ciência e tecnologia de valor histórico e documental sob a guarda das Unidades de Pesquisa do MCTIC. Em um primeiro momento será realizado um levantamento desses acervos, com vistas a criar uma metodologia comum de catalogação, conservação, estudo e divulgação das coleções identificadas. Neste contexto, pretende-se discutir a compreensão sobre o que efetivamente constitui o patrimônio cultural de C&T e se os mecanismos legais de salvaguarda são adequados, particularmente na esfera nacional.

Tendo em vista que o sistema federal que inclui as instituições em questão é recente, assim como o próprio desenvolvimento formal de ciência no país, é esperado que a maioria dos objetos identificados seja originária do século XX. Este fato direciona a proposta para o estudo da problemática que envolve o tratamento de acervos recentes. Do ponto de vista técnico, pretendemos colaborar para o desenvolvimento de uma ferramenta de software que possibilite às próprias instituições manterem o inventário de seus acervos, incluindo informações adicionais e novos objetos de valor histórico, conforme eles forem sendo tirados de uso. Um possível desdobramento futuro será a criação de uma base nacional de acervos de C&T e um portal para a divulgação das coleções das Unidades de Pesquisa.


Equipe

Texto.

   

Voltar

registrado em:
Fim do conteúdo da página