Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 15h52 | Acessos: 418

A exposição "Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas" pretende mostrar um lado não tão explorado de Da Vinci, a de cientista e inventor que criou máquinas precursoras do helicóptero, da asa-delta e do relógio moderno. Vem exemplificar, através de réplicas de alguns de seus projetos, como a sua visão foi revolucionária. Dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (Ar, Água, Fogo e Terra), apresenta peças, textos e imagens que justificam sua fama de um dos maiores gênios da Humanidade.

A exposição reúne 32 peças dentre elas o helicóptero, o paraquedas, o ornitóptero, a ponte giratória, a churrasqueira automática e o tanque militar. As maquetes, criadas por Roberto Guatelli, são de madeira e reproduzem fielmente as coordenadas matemáticas deixadas pelo gênio renascentista.

Nascido em 1492, Leonardo da Vinci foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, pois se destacou também como anatomista, engenheiro matemático, músico, naturalista arquiteto e escultor. Suas ideias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações e foi como artista que obteve reconhecimento de seus contemporâneos.

Da Vinci foi mais um teórico de arquitetura do que um construtor prático, com ideias e projetos que mostraram sempre uma mente futurista. Sua primeira investida em planejamento urbano inclui estradas projetadas em dois níveis: Cidade Ideal. É de Leonardo da Vinci, uma das primeiras tentativas conhecidas de alimentar o canhão pela culatra. O tanque militar é antecessor do tanque blindado, um veículo pouco usado até a I Guerra Mundial.

Ele dedicou muito tempo ao estudo da atmosfera, como artista e cientista. O helicóptero de Da Vinci, em forma de parafuso, inspirava-se no mecanismo de um brinquedo, levado do Extremo Oriente para a Europa. Seu projeto Paraquedas, exceto o feitio, assemelha-se à versão moderna do paraquedas. O estudo de engrenagens múltiplas de Leonardo é utilizado até hoje no mecanismo dos relógios.

A exposição itinerante do MAST, "Leonardo da Vinci – Maravilhas Mecânicas", atualmente, está montada no Memorial da Medicina de Pernambuco, localizado à Rua Amaury de Medeiros, 206 – Derby, em Recife (PE). Está aberta à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, até o dia 30 de setembro de 2014.

 

Geisa Castro
Serviço de Comunicação Social e Atendimento ao Público

registrado em:
Fim do conteúdo da página