Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Química na História do Universo, da Terra e do Corpo

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 12h53 | Acessos: 2204

A exposição Química na história do Universo, da Terra e do Corpo entende a Química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social. Em três módulos, ela perpassa uma linha do tempo que mostra a história da Química relacionada aos elementos Universo, Terra e Corpo por meio de painéis, ambientações, vídeos e projeções.

Um laboratório do século XX, representado através de uma ambientação, traz uma bancada sobre a qual estão dispostos frascos, balanças, centrífugas e outros aparatos científicos usados no estudo da Química. Neste espaço, a exposição convida os visitantes a conhecerem, também, outra ambientação de um laboratório de alquimia do século XV.

No primeiro módulo, Universo, a imagem de uma galáxia ajuda a explicar a Química como agente da origem e da evolução do mundo. O módulo Terra aborda a evolução da Química através dos séculos e apresenta os elementos químicos e estudos relacionados. Para melhor compreensão dos assuntos abordados, utiliza-se uma enorme tabela periódica.

O último módulo da exposição, sobre o Corpo, aborda a relação da Química como ciência que permite a manipulação das estruturas do ser vivo. A projeção de uma infogravura concebida a partir do homem vitruviano é acompanhada por textos de Louis Pasteur e de Marie Curie, ganhadora dos Prêmios Nobel de Física, em 1903, pela descoberta da radioatividade, e de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio e por investigar suas propriedades.

Nessa sessão, são exibidas entrevistas de especialistas renomados, como o professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Radler de Aquino Neto, que coordena um trabalho de combate ao doping no âmbito esportivo, sendo membro das comissões do Conselho Nacional de Esporte do Ministério do Esporte e das confederações brasileiras de Ciclismo, de Surf, de Remo e de Desportos Aquáticos.


Geisa Castro
Serviço de Comunicação Social e Atendimento ao Público

registrado em:
Fim do conteúdo da página