Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Manifesto dos institutos de pesquisa do MCTIC

Documento foi elaborado contra a aplicação dos contingenciamentos aos atuais orçamentos dos institutos de pesquisa do Ministério

  • Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 11h59
  • Acessos: 624

O Hoje (11/07), o manifesto ‘Os 70 anos do méson pi e os institutos de pesquisas do Brasil’ foi lido na abertura dos trabalhos do ‘Seminário da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação’, por seu presidente, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF).

O documento foi elaborado pelos institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com o apoio do deputado federal e ex-ministro Celso Pansera (PMDB-RJ).

O manifesto finaliza com as seguintes palavras:

A aplicação dos contingenciamentos aos atuais orçamentos dos institutos de pesquisa do MCTIC causará danos irrecuperáveis a instituições estratégicas, alijando o Estado brasileiro de instrumentos essenciais para qualquer movimento de recuperação de nossa economia. É hora de se lembrar daquele momento histórico, ocorrido há exatos 70 anos, no qual ciência foi parte essencial de um projeto de nação.

Além do deputado Izalci Lucas, estarão presentes à mesa de abertura os seguintes convidados: Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências; Julio Cesar Felix, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).

O seminário tem como título ‘Redução do orçamento de CT&I: consequências e possibilidades’.

Confira o manifesto completo, no PDF

registrado em:
Fim do conteúdo da página