Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sábado de diversão com ciência no Museu de Astronomia

São várias atividades gratuitas, como exposição tridimensional, oficina de astronomia e observação do céu em telescópios

  • Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 13h14
  • Acessos: 575

Adultos e crianças têm diversão garantida para o próximo sábado, 15 de julho, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São várias atividades gratuitas para o visitante conhecer um pouco mais sobre ciência e se divertir com experiências que vão desde exposição tridimensional, até a realização de oficina de astronomia e observação do céu em telescópios.

Uma das atrações é a oficina AstroMania, que traz como tema: Quantas fases tem a Lua? Para entender o ciclo lunar, serão realizadas atividades para se debater como as fases da lua interferem em nossas vidas e nos fenômenos da natureza de formas diferentes. Haverá um planisfério lunar, dispositivo para auxiliar no reconhecimento do ciclo, onde o público poderá analisar a mudança da lua devido a variação de sua posição em relação à Terra e ao Sol.

Também haverá a Observação do Sol, onde os visitantes vão poder analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Além disso, será realizada a palestra “O Céu do Mês”, onde os participantes vão ter a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

E não é só isso. Além de todas as atividades deste sábado, os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro. Nela, estão em exibição mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

Também é possível visitar as exposições permanentes do museu:

- Um Olhar nos Espaços de Dimensão 3D: a exposição revela a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, especialmente no campo da geometrização. Para isso, combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar imerso em ambientes tridimensionais.
- As Estações do Ano: Terra em Movimento: com foco na astronomia básica abordando temas como os ciclos das estações do ano, dos dias e das noites e das fases da Lua.
- Visões da Luz: Mostra interativa que trabalha várias temáticas relacionadas à luz através de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.
- Olhar o Céu, Medir a Terra: Na mostra, estão expostas peças originais do século XIX, além de réplicas de instrumentos dos séculos XVI e XVII, documentos, mapas, vídeos e fotografias de diferentes períodos da história da ciência no Brasil.
 
Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.

Programação:

15/07/17            

- Exposição 3D: Imprimindo o Futuro: 14h às 19h
- Observação do Sol: 15h às 17h
- AstroMania: Quantas fases tem a Lua? 16h
- Programa de Observação do Céu: 17h30 às 20h

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página