Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cinema, lanche saudável e observação celeste

Filme que destaca o protagonismo das mulheres na ciência, uma oficina com alimentação saudável, exposições e observação do céu, são as atrações deste sábado no MAST

  • Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 12h24
  • Acessos: 1109

Cultura, culinária e muita ciência fazem parte das atividades deste sábado, 12 de agosto, oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são gratuitas e voltadas para crianças, jovens e adultos, que vão poder se divertir e conhecer o fantástico mundo da ciência no cinema e também na cozinha.

 

Para evidenciar o quanto as mulheres sempre tiveram um papel fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico, o CineCiência vai abordar o tema Mulheres na Ciência com a exibição do filme Estrelas Além do Tempo. A história, baseada em fatos reais, fala sobre três mulheres negras que trabalham na NASA na década de 60 e, mesmo com o preconceito explícito numa época em que as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos EUA, foram fundamentais para o avanço tecnológico que permitiu a ida do primeiro homem ao espaço. Após a sessão, haverá uma palestra com a astrofísica Sandra Benitez Herrera e a engenheira nuclear Alice Cunha da Silva, debatendo sobre um panorama da discriminação de gênero na ciência e os caminhos para se superar e eliminar este obstáculo ainda fortemente presente na sociedade.

 

Já na edição da oficina Cozinhando com a Ciência,os participantes terão a oportunidade de aprender a preparar um bolinho de cacau nutritivo. A equipe do MAST vai ajudar na preparação desta deliciosa receita e mostrar ao público os benefícios de uma alimentação saudável. Ao longo da atividade, crianças e adultos conhecem as propriedades dos diversos ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo e consumo, desde interações nanoscópicas entre moléculas, até os efeitos em nosso organismo.

 

E aproveitando que Agosto é um mês de céus limpos para contemplação celeste, o público poderá analisar o astro-rei com a Observação do Sol, atividade realizada por meio de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

 

E não é só isso. Além de todas as atividades deste sábado, os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, com mais de 100 peças em exibição, que revela como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

 

Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.

 

Programação

  •          CineCiência: Mulheres na Ciência – exibição do filme Estrelas Além do Tempo - 15h
  •          Cozinhando com Ciência: Bolinho de cacau nutritivo - 15h
  •          Observação do Sol - 15h às 17h
  •          Observação do Céu - 17h30 às 20h
  •          Exposição 3D: Imprimindo o Futuro - 14h às 19h

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página