Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda
Início do conteúdo da página

A Vida e Obra de Maria Laura

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 12h41 | Acessos: 484

Para comemorar o Biênio da Matemática, a equipe do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) abre, na próxima quinta (9), a consulta o arquivo da professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, uma das pioneiras no que se refere à atuação feminina em universidades brasileiras.

Com uma longa carreira acadêmica, que se estende de fins dos anos 1940 até a década de 2010, a professora Maria Laura não é só uma referência em sua área de atuação - a pesquisa na área de educação matemática - como também da história do ensino superior brasileiro, atuando longo tempo na Universidade do Brasil (depois UFRJ) onde desenvolveu importantes atividades como o chamado Projeto Fundão, voltado para a capacitação de professores.

A história da professora confunde-se ainda com a história da ciência brasileira e sua relação tensa com o poder. Maria Laura, com seu marido a época, José Leite Lopes, foram cassados pela ditadura militar, tendo sido impedida de lecionar na UFRJ por longos anos.

A Vida e Obra de Maria Laura Mouzinho Leite Lopes
9 de Novembro | 10h30
Auditório do Prédio Anexo


Fim do conteúdo da página