Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda
Início do conteúdo da página

No mês da consciência negra o MAST exibe documentário No Rio e no Mar

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 15h54 | Acessos: 473

Novembro é o mês da consciência negra, mês que homenageamos Zumbi dos Palmares, um dos maiores simbolos de resistência e luta contra a escravidão. O momento nos convida a uma conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo negro na formação da cultura brasileira. Tendo em vista a necessidade constante do debate, exibiremos o documentário “No Rio e no Mar”, dos diretores Jan Willem Den Bok e Floor Koomen, onde mostra a luta enfrentada pela comunidade pesqueira e quilombola de Ilha de Maré (BA) contra diversos problemas causados por grandes empreendimentos petroquímicos instalados no local que ameaçam a pesca artesanal e o modo de vida dessas populações.

Lançado em 2016, o documentário recebeu menção honrosa na 18a edição do Festival de Cinema Movies that Matter, em março do mesmo ano. O festival, que acontece anualmente na cidade de Haia, na Holanda, tem como parceira na realização, a Anistia Internacional.

Após a exibição do documentário teremos um debate com os convidados deste mês:
- Jonathan Oliveira Raymundo, professor de História formado pela Uerj. Poeta nas horas importantes e panafricanista que vê na afrocentricidade um caminho para superar o apagamento ontológico que constitui a estrutura racista.
- Sarah Almeida, graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRJ, integrante do Coletivo de Negros e Negras da BioUFRJ
Trabalho com produção audiovisual em educação e ciência.


Fim do conteúdo da página