Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Circulação de saberes é tema de palestra no MAST

Historiadora Heloisa Meireles Gesteira apresenta estudo sobre os procedimentos de compra de instrumentos científicos no final do século XVIII

  • Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 16h33
  • Acessos: 1089

O tema das viagens e deslocamentos dos instrumentos científicos é cada vez mais explorado no campo da História das Ciências em geral, e em particular, na História da Astronomia. Para entender mais sobre isso, a historiadora Heloisa Meireles Gesteira realiza no próximo dia 21, a palestra "Circulação de saberes e comércio de Instrumentos", onde apresenta seus estudos sobre o comércio de instrumentos científicos durante a segunda metade do século XVIII.

O evento destaca dois personagens importantes: João Jacinto de Magalhães, filósofo português criador de instrumentos filosóficos, e Jeremiah Sisson, construtor de instrumentos matemáticos responsável pela fabricação do Quarto de Círculo, em 1789. Em sua palestra, Heloísa vai abordar os resultados parciais de suas pesquisas realizadas no Museu de História da Ciência da Universidade de Oxford, feitas durante a realização de seu Pós Doutorado.

"Nos interessa entender o papel de Magalhães no processo de fabricação e compra dos instrumentos que foram enviados para Portugal e para o Brasil e refletir de que maneira podemos identificar os artefatos, entre eles o Quarto de Círculo, como um intermediário importante na circulação de conhecimentos e práticas científicas entre Inglaterra, Portugal e América portuguesa durante a segunda metade do século XVIII", explica Heloisa.

A palestra é organizada pela Coordenação de História da Ciência e Tecnologia do Mast e vai acontecer Auditório do Prédio Anexo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página