Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda
Início do conteúdo da página

Cine Ciência

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 16h51 | Acessos: 7006

Dia: 09/12/17
Público alvo:
adultos e jovens
Local: auditório (prédio sede)
Número de participantes: 30

A relação entre a arte do cinema e a ciência tem resultado em bons e instigantes filmes. E é para discutir essa relação que o Cine ciência tem como foco o conteúdo científico de obras cinematográficas. A cada edição um novo filme é apresentado e debatido entre por quem entende de cinema, ou gosta de ciência e adora esse gênero de filme.

Filme: Em Busca dos Dinossauros
Brasil, 2002. | 70 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: Livre
Debatedor: Natan Santos Brilhante

Resumo
No documentário Em Busca do Dinossauros, acompanhamos a aventura de cientistas e cinegrafistas brasileiros numa expedição por diversos estados brasileiros em busca de fósseis de dinossauros que viveram na região há muitos milhões de anos. Vamos compreender como as pesquisas na área são realizadas e testemunharemos a retirada do solo de um crânio de um dinossauro carnívoro de mais de 15 metros de comprimento. além dos fósseis, as câmeras registraram muitas pessoas, brasileiros vivendo nos arredores dos sítios paleontológicos, com suas próprias interpretações sobre os restos dos dinossauros encontrados no solo, revelando uma riqueza cultural muito importante no nosso país. Após a exibição do vídeo, teremos um debate com Natan Santos Brilhante, doutorando pesquisador do Museu Nacional.

Currículo do palestrante:
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC, Licenciatura Plena (2009) e Bacharelado (2010); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência na elaboração e execução de exposições, treinamento e medeio de monitores, atendimento ao público, expedições de campo (paleontologia e herpetologia) e outros trabalhos técnicos devido à colaboração realizada junto ao Laboratório de Paleontologia e Museologia do Museu de Zoologia da USP, de 2008 a 2013. Após esse período, ingressou no Museu Nacional/UFRJ e, atualmente, é colaborador no Setor de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia e aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Zoologia. Tem experiência na área da Zoologia, com ênfase em Paleontologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de répteis fósseis e recentes, curadoria de coleções, coleta e preparação de fósseis de vertebrados.

Atividade recomendada para maiores de 12 anos

Devido à capacidade limitada é necessário fazer uma reserva. Garanta já o seu lugar e de seus amigos enviando um email contendo o(s) seu(s) nome(s) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.




 

 


Voltar

Fim do conteúdo da página