Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação em Ciências > Projetos de pesquisa > Pesquisa, identificação, preservação e divulgação dos acervos de C&T das instituições de pesquisa do MCTIC
Início do conteúdo da página

400 anos da invenção do telescópio

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 16h50 | Acessos: 655

Edição do Cine Ciência conta a história deste importante instrumento e também traz palestra que debate a situação brasileira na área da Ciência e Tecnologia

A edição deste sábado (12) do Cine Ciência vai explorar a história do telescópio. A partir das 16h, a atividade exibe o filme Eyes on the skies, que revela o desenvolvimento histórico, a importância científica, triunfos, dificuldades tecnológicas e também as pessoas por trás da invenção deste importante objeto, desde os tempos de Galileu, culminando nos mais modernos instrumentos dos dias atuais.

Após a exibição, haverá uma palestra com o tema " Euforia astronômica com fim melancólico: por que o Brasil não cumpre com seus compromissos em Ciência e Tecnologia?", ministrada pela mestre em matemática da UFRJ, Tatiana Roque e pelo astrofísico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Reinaldo Ramos de Carvalho.

O debate vai abordar como se deu a rápida participação do Brasil no maior consórcio internacional de instrumentação astronômica do mundo, o ESO, sigla em inglês para Observatório Europeu do Sul, e o recente fim devido ao não cumprimento das obrigações esperadas de um Estado membro efetivo desse consórcio. Tendo o caso ESO como ponto de partida, o Cine Ciência vai analisar a conjuntura atual de intensos cortes nos investimentos em Ciência e Tecnologia que vem colocando em risco o futuro da nossa nação.

As senhas começam a ser distribuídas às 15h30, na recepção do Museu, para participação nesta atividade.


Fim do conteúdo da página