Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MAST promove lançamento de livro

Publicação vai ao encontro de tudo que se relaciona ao conhecimento científico e tecnológico produzido pela humanidade em todas as áreas do saber

  • Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h54
  • Acessos: 148

Nesta sexta-feira (18), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) lança o livro: Cadernos do Patrimônio da Ciência e Tecnologia: Instituições, Trajetórias e Valores, publicação tipicamente acadêmica, que desperta o interesse de professores, alunos de graduação e pós, além de pesquisadores que trabalham com patrimônios, museus e coleções.

O objetivo é divulgar resultados de pesquisas relacionados ao tema e conscientizar a sociedade das particularidades, importância e fragilidades das práticas de preservação, dos aspectos históricos e conceituais do domínio, de gestão e de formulação de políticas sobre o contexto do legado tangível e intangível da Ciência e Tecnologia.

A edição é de Marcus Granato, da Coordenação de Museologia do MAST, Emanuela Sousa Ribeiro, Doutora em História e professora da UFPE, e Bruno Melo de Araújo, Mestre em História, professor da UFPE e doutorando em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). São 13 capítulos distribuídos segundo uma sequência lógica, não seccionada e articulada aos temas: instituições, trajetórias e valores, elementos essenciais para a reflexão sobre o Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia (PCC&T).

Com base no princípio de que os legados não nascem "patrimônios", porém começam a se configurar como tais, no momento em que são assim percebidos pela sociedade, a publicação é resposta contundente ao desafio de tornar perceptível o lugar ocupado pelos bens culturais provenientes da ciência e tecnologia ao longo do seu percurso, no espaço e no tempo, como processo de construção identitária de um país.

Marcus Granato, um dos autores do livro, explicou como o conteúdo foi elaborado por pesquisadores, professores, museólogos, diretores e gestores de museus e entidades afins, de dedicação exclusiva ao tema: "O livro é produzido pelo MAST, mas congrega textos de pessoas ao redor de todo o Brasil que têm interesse pelo tema da Preservação do PCC&T. Os textos passaram por todos os processos acadêmicos que um periódico científico tem, para que este modelo seja maior em termos do sistema de qualificação de livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES", esclareceu ele.

O evento, que será realizado no prédio anexo do museu, às 13h, faz parte da programação do MAST para a 16ª Semana Nacional de Museus. O lançamento acontece após o Seminário sobre Patrimônio Cultural de C&T.


registrado em:
Fim do conteúdo da página