Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conhecimento e diversão no fim de semana

  • Acessos: 585

No próximo dia 14/07, o Museu de Astronomia e Ciências Afins abre as portas para mais uma edição do Sábado  no MAST. O público poderá acompanhar de perto exposições temáticas, observar o céu com telescópios e lunetas, preparar receita culinária com ajuda da ciência, e assistir a um documentário. As atividades são todas gratuitas.

 O MAST abre as portas às 14h. Entre as exposições em destaque "Visões da Luz", "Espaço Acelerador de Partículas", Olhar o Céu, Medir a Terra" e "As estações do Ano: Terra em Movimento".

Às 15h, a atividade Cozinhando com a Ciência vai ter como estrela a "Gelatina Extraterrestre. O público vai aprender a preparar uma gelatina psicodélica que brilha no escuro e conhecer o fenômeno que está por trás dessa deliciosa receita.Distribuição de senhas a partir das 14h, na recepção do museu.

A partir das 15h30 terá início  mais uma edição do Cine Ciência, com o tema  Autismo: muito mais do que se pode ver (classificação: 12 anos). Na ocasião será exibido o documentário Life Animated, que narra a história de superação de um jovem com autismo e a interessante forma que a família encontrou de ajudar a melhorar sua interação com o mundo. Após a exibição do filme, a psicanalista Katia Alvares de Carvalho Monteiro e a física Gabriela de Assis Costa Moreira conduzem um debate sobre o tema.

O público também pode participar da Observação do Sol, das 15h às 17h, e analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a tradicional Observação do Céu, das 17h30 às 20h, com a centenária Luneta Equatorial e o moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

SOBRE O MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.


registrado em:
Fim do conteúdo da página