Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MAST participa da 70ª Reunião Anual da SBPC

Evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência apresenta a ciência à sociedade brasileira.

  • Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 14h27
  • Acessos: 362

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai estar presente na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior mostra científica brasileira, que acontece de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. Esta edição é especial por marcar os 70 anos de existência do evento, que busca apresentar ciência à sociedade brasileira. Ao longo desses anos, a SPBC vem se tornando um importante espaço social e político em  defensa das ciências no país. Em 2018, o tema central é “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, que será debatido ao longo das conferências, mesas-redondas, encontros e demais atividades que compõe a programação do evento.

Mais uma vez o MAST vai participar deste grande encontro, realizando a exposição “O Eclipse e o Presidente”, que aborda o eclipse total do sol ocorrido em 1912, em Passa Quatro (MG). A mostra tem o objetivo de apontar as lentes sobre o fenômeno e, através dele, examinar e divulgar conteúdos científicos e históricos relativo à observação de eclipses do Sol. Para explicar melhor sobre o eclipse, Christina Helena Barbosa, pesquisadora do MAST e responsável pela exposição, fará uma palestra no dia 26, sobre o quadro científico do início do século XX, em que ganharam relevo as expedições astronômicas para observação de eclipses solares na tentativa de comprovar a teoria da relatividade. A pesquisadora vai analisar o contexto político e social do Brasil naquele ano, quando a observação de um fenômeno astronômico ganhou visibilidade na imprensa e no meio político.

A instituição também irá apresentar um dos destaques da sua programação: o Planetário Inflável. Dentro da cúpula, o público poderá ver imagens projetadas que simulam o céu noturno e conhecer os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. A atração vai ser instalada no Circo da Ciência e contará com debates de Carlos Henrique Zeferino da Silva (Pelé), planetarista do MAST, explicando com sua velha irreverência sobre as fases da Lua, o Sol, as constelações do zodíaco e o ciclo dos dias e das noites.

Além disso, será uma oportunidade de conhecer alguns produtos criados no Laboratório de Inovação de Recursos Educacionais (LIRE) do MAST. No dia 27, Douglas Falcão, pesquisador da Coordenação de Educação e Ciências do MAST, vai apresentar a palestra Espaço de criação de novos aparatos para Museus Interativos, contando mais sobre o local exclusivamente dedicado ao desenvolvimento de inovações educacionais capazes de despertar no público o interesse pela ciência. Assim, é possível entender como são criados aparatos interativos e recursos multimídia, e elaborados jogos, shows de ciência, esquetes teatrais, entre outras atividades que a instituição desenvolve para popularização de ciência e tecnologia na sociedade.

A servidora Márcia Alves também estará na SBPC fazendo uma palestra sobre o Acervo da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências: Inventário Parcial da coleção. Ela vai falar sobre a coleção bibliográfica da Academia Brasileira de Ciências doada ao MAST, um acervo que possui cerca de 14 mil obras que relatam parte significativa da História da Ciência no Brasil. Clique AQUI e confira a programação completa.


registrado em:
Fim do conteúdo da página