Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação em Ciências
Início do conteúdo da página

Educação em Ciências

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 16h07 | Acessos: 16388

 

A Coordenação de Educação em Ciências - COEDU concentra suas ações nas atividades de divulgação da ciência e tecnologia e na pesquisa nas áreas de educação em ciências em espaços não formais, em consonância com a literatura na área de educação em ciências e com a evolução dos modelos de comunicação pública da ciência.

As atividades educacionais realizadas abrangem temas de astronomia, matemática e ciências em geral, direcionadas aos diferentes públicos de visitação e são concebidas de forma a estimular interações sociais, promover motivação para o aprendizado e favorecer o empoderamento científico.

No contexto de uma agenda de pesquisas para o século 21, os pesquisadores da Coordenação de Educação em Ciências buscam novos instrumentos de medição e metodologia estatística de análise para avaliar a eficácia das atividades educacionais realizadas. Além disso, com base nas investigações, desenvolvem modelos pedagógicos para a divulgação da ciência; analisam possibilidades de uso de acervo museológico na educação em ciências; investigam mecanismos de formação continuada de professores.

Resultado da colaboração entre a Casa de Oswaldo Cruz, o Museu de Astronomia e Ciências Afins, a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Cecierj e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os cursos de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde têm por objetivo oferecer formação profissional e acadêmica nesse campo de atuação e são destinados a jornalistas, museólogos, professores, cientistas e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área.

O curso de especialização já formou cerca de 150 especialistas desde a sua primeira turma em 2008. O curso de mestrado iniciou sua primeira turma em 2016.

No âmbito do Mestrado Profissional, a COEdu também participa do Programa de Pós-Graduação de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia – PPACT do Museu de Astronomia e Ciências Afins, objetivando imprimir a importância do encontro da sociedade com o patrimônio de ciência e tecnologia.

O Laboratório de Inovação de Recursos Educacionais - LIRE integra um programa de inovação na área do desenvolvimento de atividades educativas e aparatos interativos para museus e centros de ciência. É composto de uma oficina equipada por instrumentos e ferramentas específicas para a geração de novos produtos e sua equipe é formada por bolsistas, técnicos e pesquisadores.

Linhas de Pesquisa e Pesquisas em Desenvolvimento

LINHA 1: DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO

Museu e público
Coordenador: Carlos Alberto Quadros Coimbra

Estratégias de divulgação científica em museus de ciência
Coordenador: Eugênio Reis

Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil
Coordenadora: Patrícia Figueiró Spinelli

 

LINHA 2: CULTURA CIENTÍFICA, COMUNICAÇÃO E COGNIÇÃO

Cultura científica e linguagem
Coordenadora: Maria Esther Alvarez Valente

Educação não formal e formação de professores
Coordenadora: Sibele Cazelli

 

Pesquisadores

Carlos Alberto Quadros Coimbra
Douglas Falcão Silva
Eugênio Reis Neto
Irene Cristina de Mexia Heitor de Medeiros Portela
Maria Esther Alvarez Valente
Patrícia Figueiró Spinelli
Sibele Cazelli

 

Contato

Coordenador: Eugênio Reis Neto
Contato: Yashmin Campos
Telefone: 55 21 3514-5236
Fax: 55 21 3514-5234
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página