Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda
Início do conteúdo da página

Ciclo de Palestras

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 16h24 | Acessos: 3360

Dia: 03/03/18
Público alvo
: adultos jovens e crianças
Local: auditório do prédio sede
Número de participantes: 35
Quando acontece:
1º sábado - 15h

Especialista apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida e estimula o público a participar de um debate sobre o tema, envolvendo, nessa atividade especialistas, curiosos e quem pretende dar os primeiros passos neste campo da ciência. Um encontro entre especialistas, iniciados e curiosos.

Tema da palestra
O dia a dia de um astrônomo observacional: desafios e surpresas


Palestrante
Me. Taysa Bassallo.

Resumo
O sistema solar é composto de muito mais astros do que os oito planetas e o Sol. Seu estudo envolve pesquisar os asteróides, satélites de planetas, e uma série de pequenos objetos que, em geral, são muito difíceis de serem observados diretamente com telescópios. Como resolver isso? Hoje em dia já foram desenvolvidas técnicas de observação indireta. O dia a dia de um astrônomo observador envolve tal tipo de técnica e  observações diretas de objetos mais próximos, como alguns satélites, por exemplo. Mas já se perguntaram como se faz para encontrar estes objetos tão pequenos e na maioria das vezes tão distantes no céu? Como operamos manualmente um telescópio maior que nós? Hoje falaremos sobre como é o dia a dia de um astrônomo observacional no maior observatório do Brasil.

Mini currículo
Mestre em astronomia e astrofísica e pós graduada em divulgação da ciência, atuou nos últimos dez anos como pesquisadora na área de divulgação e astronomia observacional.

 

 

 



 

Fim do conteúdo da página