Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Uncategorised > Curso de Extensão para Professores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reserva Técnica aberta para visitação

Salas do Museu de Astronomia estão abertas para a visitação da rica coleção de instrumentos científicos

  • Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 10h58
  • Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h35

Que tal conhecer uma das coleções mais representativas da história da ciência e tecnologia no Brasil? São telescópios, teodolitos, círculos meridianos, relógios de precisão, instrumentos de meteorologia e diversos outros objetos disponíveis na Reserva Técnica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), um espaço exclusivo para que o público conheça um pouco do nosso patrimônio nacional.

Devido a importância de suas coleções e das edificações históricas, o MAST é reconhecido como guardião do patrimônio da ciência e tecnologia no país, não sendo um ambiente apenas de preservação, mas também de difusão da cultura científica. O museu se notabilizou por ser um local de bastante interatividade expositiva e, assim, tornou-se muito procurado pelo público escolar e por pessoas envolvidas com a temática.

Em meio a toda essa dinâmica expositiva, a Reserva Técnica do MAST dispõe de quatro salas elegantemente mobiliadas com armários e vitrines originais do século XX, que expõe uma coleção de objetos formada, em sua maioria, por instrumentos científicos adquiridos pelo Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional,  entre 1850 e 1930, e fabricados na Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos. A Reserva também é composta por alguns objetos produzidos no Brasil, no final do século XIX. Nos últimos anos, foram incorporados à coleção, instrumentos procedentes do Instituto de Engenharia Nuclear, do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Quem vier ao MAST vai poder ver de perto, por exemplo, o Identificador de Astros, utilizado como suporte para localização de objetos estelares, e o Previsor de Marés, que serviu no passado para a previsão numérica dos níveis das marés oceânicas para diferentes portos brasileiros. Além destes, há instrumentos científicos utilizados em serviços e pesquisas nacionais que ajudaram na geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira, na previsão do tempo, na demarcação das fronteiras, entre outros. A Reserva Técnica está aberta para visitação de terça à sexta, das 9h às 17h, e sábados e feriados, das 14h às 18h.


registrado em:
Fim do conteúdo da página