Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Manifesto dos institutos de pesquisa do MCTIC
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula Inaugural do 2º Semestre do PPG-PMUS 2017

Evento também vai celebrar os 11 anos de parceria entre o Museu de Astronomia e a UNIRIO

  • Publicado: Terça, 25 de Julho de 2017, 16h07
  • Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2017, 11h07

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realiza nesta sexta-feira (28), a aula inaugural do segundo semestre de 2017 do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS).

O evento, que marca o 11º Aniversário do Programa, conta com a aula magna ministrada pela professora e doutora Beate Reifenscheid, diretora do Ludwig Museum em Koblenz, na Alemanha, tendo como título " Museums and exhibitions within a globalized world - Standards, visions and problems". A aula acontecerá a partir das 14h, no auditório do prédio anexo do Mast (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão). Haverá transmissão ao vivo, pela internet, a partir da página do Museu.

Para saber mais, clique aqui

O PPG-PMUS

O Programa dedica-se à análise dos processos de inserção da Museologia e do Patrimônio nas redes nacionais, regionais e mundiais de produção simbólica e cultural, especialmente na América Latina e no Caribe. Busca ainda desenvolver interfaces críticas com as políticas e diretrizes de ação educativa, cultural e de desenvolvimento – especialmente aquelas diretamente vinculadas ao seu campo de atuação. Seu objetivo maior é constituir-se em instrumento de compreensão e de integração entre os diferentes grupos sociais e seus ambientes, através de uma ação reflexiva sobre o uso ético dos museus e do patrimônio integral. Para tanto, estimula estudos e pesquisas que visem o aprimoramento da consciência ambiental e patrimonial, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e o aproveitamento turístico do patrimônio.

O PPG-PMUS baseia-se numa filosofia de ação patrimonial que se constrói como projeto coletivo e onde a Museologia assume seu verdadeiro papel enquanto sistema integrado de reflexão/ação, a serviço das sociedades.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página