Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST comemora os 60 anos do Sputnik
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sábado de atividades no Museu de Astronomia e Ciências Afins

Exposição em 3D, palestra sobre o Calendário Maia e o fim do mundo em 2012, e observação do céu, são algumas das atrações

  • Publicado: Domingo, 01 de Outubro de 2017, 16h02
  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 12h55

Outubro já começou e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma série de atividades gratuitas para o público. Para este primeiro sábado do mês, uma das atrações envolve a curiosa cultura da civilização Maia e a matemática como tema do nosso Ciclo de Palestras. O antropólogo Thiago Cavalcanti vai contar como essa ciência foi produzida dentro de um contexto cultural, repleta de símbolos e linguagens usadas para expressar o conhecimento. A palestra vai destacar o calendário de conta longa, mais conhecido como Calendário Maia, e apresentar as formas como essa civilização representava os números, adaptando-os às contagens de tempo. Além disso, o antropólogo vai abordar o famoso "Ciclo de 2012", ano em que o Calendário Maia termina e não há registro sobre o que aconteceria depois. Com tantas especulações, falava-se até no fim do mundo!

 

Também será exibido o vídeo de astronomia com o céu do mês, uma boa oportunidade para saber o que há de mais interessante neste período como, por exemplo, a "estrela vespertina, como é conhecido o Planeta Vênus. E depois de assistir, que tal pôr tudo em prática, observando o céu por meio de telescópios especiais e uma luneta construída no início do século XX? Com o Programa de Observação do Sol e do Céu , o público irá observar o astro-rei, planetas, estrelas e outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia. Promovida desde 1985, esta atividade está entre as atrações mais populares do MAST.

 

Os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar as interessantes exposições permanentes do museu, além da fantástica exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que possui mais de 100 peças em exibição, e revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

 

Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página