Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST comemora os 60 anos do Sputnik
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lugar de Criança é no Museu de Astronomia

Elaboramos uma programação especial, repleta de atividades lúdicas e educativas, para comemorarmos o Dia das Crianças!

  • Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h05

Quando a criança tem contato com a ciência, passa a observar o mundo de um modo completamente novo. Ao conhecer essa matéria, ela começa a despertar a curiosidade e a produzir seu próprio conhecimento. Pensando nisso, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para o Dia das Crianças! Nos dias 10 e 11, desenvolvemos diversas atividades gratuitas, elaboradas para disseminar ciência e estimular a criançada a interpretá-la por meio de atividades lúdicas e educativas.

 

No dia 10, vamos exibir o filme "O Menino e o mundo", de Alê Abreu, e conhecer a história de um garoto que mora no campo e vê o pai partindo para a cidade grande em busca de trabalho. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo.

 

No dia 11, vamos realizar a nossa tradicional Observação do Sol, onde os visitantes vão poder analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, acontece a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. É uma oportunidade para as crianças descobrirem o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

 

E para incentivar outras crianças a lerem mais, a escritora mirim Mariene Lino vai contar um pouco sobre seus livros, em especial sobre "A Amizade entre os animais", sua terceira publicação, que narra a história de um trio formado por uma tartaruga, uma girava e um leão, que adoravam brincar juntos, mas precisam se unir quando um deles fica muito doente. O que será que vai acontecer? Venha saber o final dessa história!

 

Além de todas as atividades, as crianças ainda vão ter a oportunidade de visitar a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que exibe mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design. São várias miniaturas impressas, a exemplo de personagens de filmes, desenhos e até dinossauros! É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página