Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST comemora os 60 anos do Sputnik
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sábado de diversão com ciência no Museu de Astronomia

São várias atividades gratuitas, como exposição tridimensional, cinema e observação do céu em luneta centenária e telescópios modernos

  • Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 14h57
  • Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 13h54

Para quem está na cidade neste feriado prolongado e quer se divertir e conhecer um pouco mais sobre ciência, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para este sábado. São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem a tarde com bastante entretenimento e cultura.  

 

Para aproveitar a bela tarde da primavera, a dica é chegar 14h e conhecer as exposições do MAST, com destaque para a mostra 3D: Imprimindo o Futuro. Nela, estão em exibição mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores. As crianças vão adorar, já que a exposição possui várias miniaturas impressas, a exemplo de personagens de filmes, desenhos e até dinossauros! É uma oportunidade para conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

 

A partir das 15, haverá a Observação do Sol, onde os visitantes vão poder analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, vistas  pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei no século XVI, que são regiões ativas mais frias que as de seu entorno na fotosfera solar (camada do Sol mais brilhante vista por nós). É possível ver também, os enormes arcos projetados por centenas de milhares de quilômetros na coroa solar.

 

E aproveitando que outubro é o mês das crianças, a edição do CineCiência vai exibir o documentário A vida secreta dos bebês. De uma forma bela e cientificamente reveladora, o filme mostra o desenvolvimento de habilidades como caminhar, falar e se relacionar com o mundo. Muitas outras curiosidades são descritas, mostrando que a vida dos bebês é muito mais complexa do que imaginávamos. Após a exibição do documentário, haverá um debate com Maria Emília Tagliari Santos, Mestre em Educação com experiência nas áreas de Cinema, Artes, Educação em Museus e Formação de professores.

 

No final do dia, que tal contemplar os astros e as configurações celestes por meio de uma luneta centenária e de telescópios modernos? A partir das 18h, acontece a Observação do Céu, onde é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia, e uma oportunidade para se conhecer o que está visível no céu do Rio de Janeiro neste período, desvendando a natureza dos corpos celestes.

 

Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de sábado do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página