Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Começou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no MAST

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h10
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 09h55

Experiências científicas, exibição de filmes, jogos e muitas brincadeiras fizeram parte do primeiro dia da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Campus que pertence ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e ao Observatório Nacional (ON). O público que participou da abertura do evento se divertiu com diversas atividades desenvolvidas pelas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

"É com muita honra que compartilhamos o mesmo espaço físico, o Campus ON/MAST, parceria que já dura quase 40 anos e que muito nos alegra. Disseminar e popularizar a ciência é justamente um papel que ON já vem galgando a bastante tempo e, nós do MAST, também estamos trilhando o mesmo caminho. Temos muito disso na nossa vertente de pesquisa, seja nos programas de pós graduação ou na disponibilização de acervos. É uma honra dividir esse espaço para receber a SNCT", declarou Antonio Carlos da Costa, Diretor Substituto do MAST, durante a cerimônia de abertura. Também estiveram presentes João Carlos Costa, Diretor do ON, e Luiz Henrique da Silva Borda, coordenador-geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC.

 


"Uma instituição tem que mostrar sua vitalidade, sua energia e sua força. Sabíamos que teríamos que fazer uma festa para celebrar os 190 anos do ON e, nada melhor que a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para provar isso", afirmou João Carlos Costa. "É importante divulgar para sociedade o que o ON desenvolve, prestar contas sobre o que fazemos, e dar visibilidade às nossas pesquisas para tentar entender o que está faltando para que o Brasil progrida na área", completou.

"O Rio de Janeiro é um dos locais mais importantes dentre todos os demais que fazem parte do MCTIC. A cidade concentra muitas organizações e instituições que trabalham ao mesmo tempo para divulgar a ciência. A história mundial mostra que só se desenvolveram os países que investiram e apostaram de verdade na educação, ciência e tecnologia. Ou seja, sem ciência não há futuro e dificilmente um país será soberano, justo e desenvolvido. Dentro deste contexto, a SNCT cumpre exatamente esse papel, que é divulgar a ciência e mostrar, principalmente para a juventude, o que é a ciência, buscando convencê-los que eles têm que se envolver nesse mundo", declarou Borda .

Os destaques desse primeiro dia foram as oficinas Cozinhando com a Matemática, Desenhando e Imprimindo em 3D, a palestra Energia Alternativa e a Mostra de Vídeos: VerCiência. A programação, que vai até o próximo domingo (29), foi especialmente elaborada para todos os públicos, e inspira a aprendizagem em torno de áreas da ciência e da tecnologia. Com conteúdo divertido e uma linguagem de fácil compreensão, o evento é uma oportunidade para o público aprender com atividades didáticas, atrativas e interessantes.

Cliquei AQUI e confira a programação completa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página