Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Olhai Pro Céu Carioca abre inscrições para o ECAP
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atrações do Museu de Astronomia no CCBB

Centro Cultural Banco do Brasil recebe atrações do MAST, nas tardes de domingo de dezembro

  • Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 08h05
  • Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 10h15

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou atividades especiais para compor a programação de domingo nos próximos três finais de semana de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que ocupa a nova Esplanada da Candelária, centro do Rio de Janeiro, com o evento "Férias no CCBB". As atividades são dedicadas particularmente às crianças, que vão ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ciência por meio de muitas brincadeiras.

No dia 3, o MAST oferece a oficina Voa ou não Voa, trazendo ao público um conjunto de 16 animações de curtíssima duração, onde em cada uma delas é apresentada uma situação que mostra um objeto, animal ou equipamento deslocando-se no ar. A partir das respostas, será ensinado o conceito científico do vôo por meio da construção de um foguete caseiro, feito de garrafa PET movido a um combustível misterioso.

Já no dia 10, as crianças vão aprender a ver as horas olhando para o céu noturno com a oficina Faça Você Mesmo. A atividade vai ensinar a construir o relógio do Cruzeiro do Sul, que indica as horas através da posição das estrelas. Também será explicado os movimentos da Terra, que resultam nas estações do ano e em um aparente movimento da esfera celeste.

Fechando a programação do evento, no dia 17, será possível encontrar as constelações de Orion, Escorpião e de Pegasus, na oficina Brincando com a Matemática. A criançada vai aprender a montar um Quebra Cabeças Estelar, e visualizar as constelações que estarão visíveis no céu noturno.

O tradicional Programa de Observação do Céu, também vai estar presente nos três domingos de atividades. Começando com a Observação do Sol, onde os visitantes terão a oportunidade de analisar o astro-rei de forma segura, através de projetores, filtros e telescópios especiais, permitindo a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Para finalizar o dia, tem a Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, será possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela Astronomia, a ciência que o MAST presta todas as merecidas homenagens.


Programação do MAST no Férias no CCBB:

03/12 – 1° Domingo

  • Observação do Sol
  • Voa ou não Voa

10/12 - 2° Domingo

  • Observação do Sol
  • Faça Você Mesmo: Relógio do Cruzeiro do Sul
    - 1° Sessão: 14h30 às 15h30
    - 2° Sessão: 16h às 17h
  • Observação do Céu

17/12 - 3° Domingo

  • Observação do Sol
  • Brincando com a Matemático: Quebra-Cabeça Estelar
    - 1° Sessão: 14h30 às 15h30
    - 2° Sessão: 16h às 17h
  • Observação do Céu
registrado em:
Fim do conteúdo da página