Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MAST Colloquia - Leitura de Objetos de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sábado de atividades no Museu de Astronomia e Ciências Afins

  • Publicado: Sábado, 13 de Maio de 2017, 18h15
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h25

Neste sábado, 17 de junho, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece várias atividades gratuitas para o visitante conhecer a ciência e os progressos da tecnologia e inovação. São experiências que vão desde exposição tridimensional, até a realização de oficinas de astronomia e observação do céu em telescópios.

Uma das atrações é o Planetário Inflável do MAST, onde os espectadores vão poder ver as projeções do céu, observando e entendendo os movimentos celestes, e conhecendo as constelações mitológicas. Será possível entender o movimento aparente das estrelas, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais terrestres. É uma oportunidade para se conhecer as principais características do sistema solar, levantando temas como ecologia, exploração espacial e vida em outros planetas.

 

Já a oficina ASTROmania vai trazer o tema Berçário Estelar, apresentando ao público como os astrônomos estudam a luz e obtêm valiosas informações sobre as estrelas. Será possível conhecer o ciclo evolutivo, velocidade relativa à Terra e até mesmo a composição química estelar. Os participantes vão poder construir uma nebulosa planetária, como é conhecido o estágio inicial de uma estrela, dentro de uma garrafa.

 

Também haverá a Observação do Sol, onde os visitantes vão poder analisar o astro de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No final da tarde, começa o Programa de Observação do Céu (POC).

 

E não é só isso. Além de todas as atividades deste sábado, os visitantes ainda vão ter a oportunidade de visitar exposições de temas variados. Entre elas, a 3D: Imprimindo o Futuro, que estreou este mês no MAST. Estão em exibição mais de 100 peças que revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página