Busca


  Notícias

MAST abre suas portas para 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Museu de Astronomia oferece atividades gratuitas de 18 a 23 de outubro, em parceria com diversas instituições da cidade.

Começou, nessa terça-feira (18), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus MAST/ON. O evento, conhecido por estimular o público a debater sobre ciência, ofereceu diversas atividades gratuitas e contou com a participação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Observatório Nacional (ON), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Jardim Botânico, COPPE/UFRJ e Museu da Ciência e da Terra. Em seu primeiro dia, o campus recebeu oito escolas do ensino público, ou seja, cerca de 320 crianças e jovens.

O tema dessa edição é 'Ciência Alimentando o Brasil'. A escolha se deu por conta da Assembleia Geral das Nações Unidas ter proclamado 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL). As atividades previstas são todas gratuitas e voltadas para divulgação da ciência. A ideia é aprofundar o debate através de atividades inovadoras e linguagem acessível ao público. Entre os assuntos abordados dentro do tema estão: alimentação balanceada; uso de agrotóxicos e pesticidas; desperdício de alimentos e reações químicas referentes ao ato de cozinhar. Serão tendas espalhadas pelos 42mil m² do campus MAST/ON, no maior conjunto arquitetônico voltado para astronomia da América Latina.

Os jovens e crianças participarão em peso dos três dias de programação do MAST. De terça-feira à sexta-feira serão quatro ônibus por dia, levando quatro turmas de alunos cada. O transporte será feito para os alunos da rede pública de escolas em São Cristóvão e Benfica. No fim de semana também sairão vans da Feira de São Cristóvão, das 14h às 18h. São esperados cerca de 800 visitantes por dia no campus.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada nacionalmente desde 2004. Este ano é esperado que se alcancem resultados ainda melhores que os de 2015, quando 1079 municípios brasileiros organizaram eventos da SNCT e realizaram 147mil atividades. Colaboram ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais. Participam cerca de 2.600 instituições.


  Menu

Informações Complementares

Histórico
Diretoria
Comissão e Conselho
Convênios
Acordos e Parcerias
Licitações e Contratos
Organograma
Regimento Interno
Relatórios
Plano Diretor
Identidade visual