São diversos grupos, com cultura própria e autodenominação e seria errado tratá-los como um grupo homogêneo. Os colonizadores deram nomes a essas diferentes etnias, sendo diferentes de sua autodenominação. Etnias como Xavantes e Karajás, na verdade, se reconhecem como A’uwe e Iny. O governo Vargas utilizou a imagem dos indígenas como símbolo de integração nacional. Assim, em sua expedição, Aureli produziu diversos registro visuais e escritos, dos Xavantes e Karajás, realizando também uma prática comum à época da medição antropométrica, onde se media partes do corpo, como crânio e rosto, para estudos raciais. Também foi o responsável pela visita de indígenas a cidade de São Paulo a fim de apresentá-los enquanto símbolo da integração nacional pacífica.
No entanto, esse aparente contato pacífico ocultava muita violência. Por trás disso ainda ocorria assassinato de indígenas e a restrição cada vez maior de seu território, servindo para plantação do latifúndio e desenvolvimento de pequenas cidades. As medições antropométricas eram parte de uma concepção racial dos povos, de justificação das diferenças culturais por características físicas e da superioridade da cor branca e associação desta à civilização. Essa violência ficou evidente quando, em contato com os Xavantes, conhecidos pela sua hostilidade, um Xavante foi morto pela expedição. A licença para a expedição seguinte foi negada em seguida. Num período de tentativa de mediação com os povos indígenas sem violência, ainda que visando garantir o controle e os interesses do Estado brasileiro, este esforço do SPI teve limitações. Dessa forma, a Bandeira Piratininga prossegui viagem em 1943, sem membro do SPI, assim como em outros casos similares.
Até hoje, para expandir as fronteiras do latifúndio, indígenas são assassinados e expulsos, como no caso recente do povo Yanomami, sendo uma defesa democrática que estes povos tenham direito a suas terras, contra as agressões do latifúndio.
Produzido por: Maria Gabriela Bernardino e Ian Filho
Coordenado por: Moema Vergara
Arquivo de História da Ciência do MAST