Artigo da professora Acylena Coelho Costa faz parte do projeto Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.

Por: Profª Acylena Coelho Costa – DMEI/PROEX/UEPA Universidade do Estado do Pará

O meio ambiente sofre por muitas décadas as consequências de ações dos seres humanos. Isso nos leva a pensar na temática acerca da sustentabilidade cujo conceito está relacionado com a responsabilidade dos recursos naturais em detrimento das necessidades da sociedade.

No campo educacional, o tema sobre sustentabilidade, conforme apontado pelos documentos oficiais que vigoram em nosso país, remete a propostas interdisciplinares. Dentre as diversas áreas do conhecimento, a Matemática surge como uma possibilidade para contribuir com a formação de um indivíduo crítico e capaz de solucionar problemas que dizem respeito à referida temática, por meio do uso do raciocínio lógico e de conceitos como porcentagem, unidades de medidas, operações básicas, entre outros.

Assim, ao pensar na Matemática como ciência, é possível considerar ações nas quais os cidadãos críticos reflitam acerca de sua contribuição com relação à sustentabilidade, tais como: o desperdício de água no meio familiar, a quantidade de lixo reciclável, o consumo mensal de energia elétrica, a escolha de novas fontes de alimentação, etc.

Portanto, a valorização de ações sustentáveis, quer seja no âmbito pessoal, comunitário ou global, conta com o apoio de conteúdos matemáticos que podem ser significativos na vida de cidadãos que almejam viver de forma digna em um planeta saudável. Ademais, a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos em relação ao meio em que vivem, bem como com a sustentabilidade por meio do conhecimento e valorização de recursos naturais.

REFERÊNCIA

MACHADO, C. F. B.; FRANÇA, F. H. Projeto – Sustentabilidade e Matemática. Revista GeoGraphos, v. 7, n. 87, p. 1-10, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *