A mostra que ficará em cartaz no Centro de Visitantes do MAST percorre os embates científicos que resultaram na elaboração do mapa do Brasil na República, cuja realização foi um importante acontecimento científico nacional. 

Entre os documentos que serão apresentados está a Carta Geral de 1922, primeiro mapa do Brasil na República criado para comemorar o Centenário da Independência, além de cinco instrumentos do acervo do Clube de Engenharia, ligados à topografia e à cartografia, utilizados para realizar o mapeamento do território nacional. Outros documentos e medalhas também compõem a mostra.

“Um mapa para a República” mostra a disputa entre o projeto do Estado Maior do Exército, que apostava no método de triangulação para mapear o território, e o do Clube de Engenharia, que preferia confeccioná-lo por meio da compilação e levantamentos astronômicos, modelo que acabou sendo o escolhido devido à rapidez e por estar em sintonia com os padrões internacionais estabelecidos pela Comissão do Mapa ao Mundo ao Milionésimo. 

Para a curadora e pesquisadora do MAST, Moema Vergara, a exposição evidencia a relação entre astronomia, engenharia e história, fortalecendo a cultura científica e tecnológica no Brasil.

“O Brasil sempre teve mapa, desde o período colonial e respeitando a produção científica da época. Esse é emblemático não porque tenha mais rigor científico do que os outros, mas porque foi feito dentro de um projeto internacional que é a Carta do Mundo ao Milionésimo. O Brasil foi o único país da América Latina que moldou seu próprio mapa, sendo os das demais nações elaborados pelo serviço geodésico americano”, ressalta.

Para desenvolver o projeto, o MAST fez um acordo de cooperação com o Clube de Engenharia, que emprestou parte de seu acervo, além de uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. Já a Carta Geral de 1922 foi emprestada em regime de comodato pelo Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma mesa de abertura será realizada no dia 5 de agosto, no auditório do prédio anexo do MAST, às 15h. Participam do evento o diretor do MAST, Marcio Rangel; a vice-presidente do Clube de Engenharia, Maria Alice Ibanez Duarte; representando a diretoria cultural e cívica do Clube de Engenharia, Ana Lúcia Moraes e Souza; o diretor do Museu da Escola Politécnica da UFRJ, Heloi José Fernandes Moreira; e a curadora Maria Gabriela Bernardino. A mediação será da curadora Moema Vergara.

UM MAPA PARA A REPÚBLICA 
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Visitação: de 5 de agosto a 30 de março de 2023
Terça a sexta-feira das 10h às 18h
Sábado das 14h às 18h
Entrada Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *