Do que falamos quando nos referimos ao território e à nação? Para questionar esses conceitos e promover uma reflexão entre grupos minoritários e territórios vem aí X Curso de Extensão para professores: Territórios, Nações e Ciência. Com conteúdos que focam a História da Ciência, os pesquisadores mostram como a própria noção de um mapa harmônico negligencia disputas de grupos sociais. O território não é único, mas plural como é a formação social do Brasil. Dar conta dessa diversidade e das disputas simbólicas em torno da cartografia nacional é um dos objetivos do curso.
O curso está dividido nas seguintes fases: Unidade 1 –Territórios, Ciências e Nações; Unidade 2 – Território, Ciência e Ambiente; Unidade 3 – Território, Nação e Populações Indígenas; Unidade 4 – Território, cidade e Patrimônio; Unidade 5 – Territórios, Ciência e Internet.
A atividade é destinada a professores do ensino fundamental e médio, graduandos e pós-graduandos. As aulas acontecem toda quarta, às 19h, via Google Meet. O curso começa no dia 19 de abril e vai até 17 de maio. A avaliação e emissão do certificado de conclusão pressupõem a participação mínima equivalente a 75% da carga horária. A coordenação é da pesquisadora do MAST Moema Vergara e a organização da bolsista PCI Maria Gabriela Bernardino.
As inscrições podem ser feitas no site do grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação ou diretamente pelo link. O prazo de inscrição vai até que todas as vagas sejam preenchidas.
Inscrições encerradas
Devido à grande procura, as inscrições para o X Curso de Extensão para Professores: Territórios, Nações e Ciência estão esgotadas.
Todas(os) que se inscreveram receberão um e-mail da organização da atividade com informações de como será o procedimento.
Abertura Unidade 1 – Territórios, Ciência e Nações |
|
19/04 às 19h | Apresentação do Curso Professor Carlos Ziller Camenietzki -UFRJ- (Aula de abertura) – Problemas da História da Ciência na época colonial Carlo Romani – UNIRIO “A invenção da nação moderna“ |
Unidade 2 – Território, Ciência e Ambiente | |
26/04 às 19h | Aulas 1 – Diego Machado – UEPA – Relato de experiencia sobre a produção de conteúdos digitais para a rede Instagram com a temática Natureza, paisagem e história. |
Aula 2 – Acylena Coelho Coesta – UEPA – História, matemática e contribuições para a formação docente no território do Pará | |
Unidade 3 – Território e Indígenas | |
03/05 às 19h | Aula 1 – Rita de Cássia Mello -UFPB – Território e Nação em exposições antropológicas: por um ensino crítico da História e Culturas Indígenas |
Aula 2 – Eveline Almeida – UFOPA – Populações indígenas e território nacional no Brasil: os limites entre a nação e as nações. | |
Unidade 4 – Território, Cidade e Patrimônio | |
10/05 às 19h | Aula 1 – Mauro Cordeiro – UFRJ/SEEDUC Título da aula: “O grito dos excluídos no bicentenário da independência”: o desfile da Beija-Flor e o debate sobre a nação |
Aula 2 – Rafael Winter – UFRJ A construção da nação e do território a partir das políticas de patrimônio cultural no Brasil. | |
Unidade 5 –Territórios, Ciência e Internet | |
17/05 às 19h | Aula 1 – Renilda Barreto- CEFET/RJ- Ciência e Iluminismo no território luso-brasileiro |
Aula 2 – Gustavo Freixo – UNIRIO – “Divulgação Científica, Ciência e Internet: um diálogo necessário” |
Os gráficos a seguir apresentam o perfil dos professores participantes do X Curso de Extensão para professores: Territórios, Nações e Ciência