Busca


  Projeto

Irradiando política, acirrando conflitos
Coordenadora: Ana Maria Ribeiro de Andrade


Resumo

O tema deste projeto está circunscrito ao campo da história da tecnologia e das ciências nucleares – entendido como as áreas das engenharias, das ciências da terra e das ciências exatas voltadas para a produção de conhecimentos e desenvolvimento de métodos, técnicas, processos e artefatos para produzir ou utilizar a energia nuclear –, bem como aos campos da política nacional e de relações internacionais.

O projeto tangencia assuntos que estão sempre na ordem do dia: os embates políticos entre atores, instituições e nações; as controvérsias técnico-científicas; os acordos internacionais; os acidentes nucleares e a ação dos ambientalistas; a política internacional, as pressões dos Estados Unidos e a atuação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A atualidade das questões deixa evidente a importância de analisar o papel da energia nuclear e o processo rumo à autonomia nuclear do Brasil.

A pesquisa contempla a história de instituições brasileiras de fomento à ciência e tecnologia, além daquelas exclusivas do setor nuclear, a atuação de atores da história da física, química, geologia e engenharias, incluindo gestores e militares que se dedicaram à política nuclear ou à produção de conhecimento na área. Como o projeto se enquadra na corrente da história social da ciência e tecnologia, a análise não pode prescindir de conhecimentos procedentes da história econômica, das relações internacionais e militar, como é fundamental o domínio de informações técnicas sobre tecnologia nuclear.

Na análise estão inseridas a criação e atuação do CNPq no setor nuclear, igualmente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), seus institutos de pesquisa e indústrias associadas, entre 1945 a 2006. As balizas cronológicas coincidem, de um lado, com os conflitos acirrados entre o Brasil e os Estados Unidos em torno da exportação de minerais radioativos; do outro, com a produção industrial de urânio enriquecido, que deu lugar a novo contencioso entre os dois países. Evidentemente, têm destaque alguns marcos tradicionais dessa história: a política nuclear de Getulio Vargas, o Acordo Nuclear Brasil– Alemanha, a inauguração das centrífugas e até mesmo a introdução dos relógios atômicos no Brasil.

Muitos documentos de relevância para o estudo deste tema encontram-se sob a guarda do MAST – tais como o Arquivo do CNPq e os arquivos pessoais de Bernhard Gross, Joaquim da Costa Ribeiro, Witold Lepecki, Hervásio de Carvalho, Alexandre Giroto, Henry Lins e Barros e de Mario Amoroso Anastacio –, fato que contribuiu para a escolha do tema desse projeto.

Entre os resultados parciais do projeto encontram-se, além de palestras, capítulos de livro e artigos, o livro A opção nuclear. 50 anos rumo à autonomia nuclear (MAST, 2006) e a exposição Energia Brasil (MAST, 2005-2006).

  Menu

Linhas pesquisa

Ciência, tecnologia e sociedade
Ciência, tecnologia e contextos culturais

Projetos de pesquisa

A conquista do mundo natural e a
colonização da América ( XVI - XVIII)
A expansão da Estrada de Ferro D. Pedro II
e as associações técnico-científicas
A fronteira na história da antropologia
As representações astronômicas na arte
rupestre brasileira
Cosmo, tempo e representação: elementos
de astronomia Guarani Mbyá
Discurso, políticas e itinerários simbólicos
do patrimônio cultural
Divulgação da ciência nas revistas científico-
literárias brasileiras do século XIX
Expedições astronômicas no Brasil
(1850-1950)
Exposições científicas e sociedade: o caso
da Exposição Internacional de Higiene de 1909
História comparada da ciência: Brasil e Peru
História da antropologia no arquivo
iconográfico Luiz de Castro Faria
Irradiando política, acirrando conflitos
Memória e história da Sociedade Brasileira
de História da Ciência e Tecnologia - SBHC
O Laboratório Nacional de Astrofísica:
história em construção
Recursos naturais entre a prática científica
e os saberes tradicionais
Sob chuvas e trovoadas: história da
meteorologia no Brasil
Território, ciência e nação (1870-1930)

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Colaboradores

Contato

Coordenadora: Heloisa Meireles Gesteira
Contato: Cíntia Machado
Telefone: 55 21 3514-5245
Fax: 55 21 3514-5247
E-mail: chc@mast.br