Busca


  Projeto

Linha 1

Museu e público
Coordenador: Carlos Alberto Quadros Coimbra (MAST)


Resumo

O objetivo do projeto é a obtenção de informações sobre o público visitante em suas várias dimensões sociais, culturais, demográficas e individuais, a fim de produzir subsídios para a tomada de decisões na organização das atividades museais em seus aspectos teóricos e práticos. Posteriormente, a avaliação dessas atividades inclui a elaboração de instrumentos de medição estatística e o desenvolvimento de metodologia estatística de análise.

O projeto foi iniciado em 2005 e teve como principal desdobramento o Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC), programa de pesquisas que contemplou o levantamento das características do público de visitação espontânea em museus de quatro estados do País. Com forte atuação interinstitucional, o projeto beneficiou-se do convênio plenamente formalizado, no ano de 2007, entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/ MINC e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE.

A análise dos dados obtidos pelo OMCC tem rendido publicações nas áreas de educação, psicologia e sociologia, bem como tem sido tema de trabalho de bolsistas e subsídio para as práticas educacionais do MAST.

Em 2013, iniciou-se a pesquisa “Observatório MAST” que tem como principal objetivo conhecer o perfil demográfico da audiência espontânea do museu e prosseguir com a coleta de informações periódicas para possibilitar análises comparadas. O questionário apresenta itens para caracterizar o perfil do visitante sob os seguintes recortes: sexo, classe, etnia, idade; social, cultural e econômico; hábitos, antecedentes e opiniões.


Equipe

Carlos Alberto Quadros Coimbra (coordenador); Sibele Cazelli (MAST); Ana Paula Germano (Bolsista PCI); Bruno Moreira Soares Medeiros (Bolsista PIBIC); Caio Cezar de Carvalho Pontes (Bolsista PIBIC)

  Menu

Linhas de pesquisa:

Linha 1

Divulgação da ciência, educação e avaliação

Linha 2

Cultura científica, comunicação e cognição

Projetos:

Linha 1

Estratégias de divulgação em museus de
ciência
Museu e público
Um olhar para o ensino de astronomia
no Brasil

Linha 2

Cultura científica e linguagem
O tempo em exibição: instrumentos
e aparatos interativos como estratégias
de divulgação científica
Construindo estratégias de mediação
em uma exposição sobre o Tempo
Educação não formal e formação de
professores

Laboratório

LIRE

Grupos de Pesquisa

Equipe

Pesquisadores
Colaboradores

Contato

Coordenador: Eugênio Reis Neto
Contato: Yashmin Campos
Telefone: 55 21 3514-5236
Fax: 55 21 3514-5234
E-mail: eugenioneto@mast.br