Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia
Início do conteúdo da página

Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia

Criado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h50 | Acessos: 70

MAST em Casa reúne especialistas para debater sobre o coronavírus e trazer uma reflexão sobre o atual momento vivido pela população

A pandemia do coronavírus tem gerado mudanças significativas na vida da população e os impactos do COVID-19 em nossa sociedade ainda não podem ser totalmente dimensionados. Para isso, é preciso, mais do que nunca, que as opiniões abalizadas de cientistas e pesquisadores ajudem a entender o atual cenário e norteiem o público com informações relevantes e verdadeiras. Com base neste raciocínio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) desenvolveu o projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia, uma série de vídeos com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, que visa a estimular a reflexão sobre este momento que vem alterando a rotina da população mundial, devido ao enfrentamento à epidemia global. Os vídeos são postados sempre às segundas-feiras, no Canal do MAST no Youtube. Esta é mais uma atividade de MAST em Casa, iniciativa que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento ao público neste período de isolamento social.

Por ser uma doença nova, ainda há muitas dúvidas e lacunas de informação. O primeiro passo para entender este coronavírus e seus efeitos é conhecer as possíveis formas de se adquirir a doença, compreender como frear o seu avanço e combater os sintomas. Portanto, o vídeo que abre a série conta com a presença de Luiz Ramiro, cientista político e professor no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da UFF. Ele aborda o tema “Epidemia e Ciência Política no Brasil”, destacando os erros e acertos no enfrentamento do coronavírus em nosso país. Para assistir o vídeo, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=zgX5KhdqVcs&feature=youtu.be.

No Canal do MAST no YouTube, há um breve vídeo de apresentação do projeto com a pesquisadora do MAST Moema Vergara, uma das idealizadoras da iniciativa. Ela aborda o tema “A noção de contágio e a divulgação da Ciência” e cita como a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos. Para assistir, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=fQUfLd2JCaU&feature=youtu.be .


Os próximos vídeos do projeto Ciência e Cultura em Tempos de Pandemia serão apresentados pelos seguintes especialistas:

- Ximena Diaz Merino (Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar  da UFRRJ) - Epidemias como fato literário

- Henrique Cukierman (Coppe -UFRJ) - Epidemias e História da Ciência no Brasil: o caso da febre amarela

- Priscila Faulhaber (MAST) - Epidemias e Populações indígenas no Brasil


Sobre a iniciativa MAST em Casa

Para manter-se próximo de seu público durante o período de isolamento social, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a iniciativa MAST em Casa, que reúne ações para levar conteúdo e conhecimento pela internet às pessoas. Esta unidade pesquisa vinculada ao MCTIC vem promovendo atividades que vão desde a Visita Remota ao Museu e a Experiência Virtual O Homem na Lua, até o aplicativo O Que É Voar? e moldes de brinquedos de papel para baixar, imprimir e montar, com temas pertinentes às atividades do Museu. As séries de  brinquedos abordam a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS (com moldes dos bonecos dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e também representações da Lua e do Sol), a viagem espacial Missão Apollo 11 (com representações do foguete e dos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong), os 35 Anos do MAST (com moldes de representações lúdicas do Prédio Sede do Museu e do Vitral de Urânia) e os Dedoches do Sistema Solar (moldes para fantoches de dedo, com representações do Sol e dos planetas). Além disso, são realizadas lives semanais, pelas redes sociais do MAST, com a participação de museólogos e pesquisadores do Museu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página