Ir direto para menu de acessibilidade.

            

Release > Dia das Meninas no MAST
Início do conteúdo da página

Dia das Meninas no MAST

Criado: Sexta, 19 de Março de 2021, 14h39 | Acessos: 27

Sétima edição do projeto será on-line, promovendo debates e o compartilhamento de experiências de mulheres cientistas sobre a representatividade feminina nas suas áreas de atuação e de pesquisa

O acesso de meninas e mulheres ao conhecimento científico e à carreira acadêmica oferece muitos desafios a serem enfrentados. A ciência, historicamente considerada um reduto majoritariamente masculino, ainda apresenta obstáculos e falta de oportunidades para que jovens estudantes não somente mantenham o interesse em desenvolver seus talentos na área de exatas, mas também tenham acesso a oportunidades e condições com maior equidade. Mas, como aumentar a representatividade de mulheres cientistas, sobretudo reforçando a diversidade racial e de gênero e promover o debate sobre as desigualdades observadas por mulheres sobre mulheres nas ciências? Para jogar luz sobre estas questões, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no dia 27 de março a sétima edição do projeto Dia das Meninas no MAST. Totalmente virtual, a ação reunirá especialistas mulheres em debates que vão abordar a importância da diversidade nas ciências e o reconhecimento histórico. Nos bate-papos também serão mostrados vários exemplos de liderança feminina no fazer científico, subvertendo o sentimento de isolamento, e promovendo uma aproximação entre as amantes da ciência, jovens e veteranas.

Com o tema De Mulheres para Meninas: Trocas e Acolhimento, o encontro acontecerá em duas etapas: Live a partir das 16h, no Canal do MAST no YouTube (acessível pelo link https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg ) e quatro Rodas de Conversa com as especialistas sobre diferentes temáticas do conhecimento (ciências exatas, da terra, biológicas e humanidades) que vão acontecer, simultaneamente, às 18h30, por meio da plataforma Google Meets. Para participar destes bate-papos é preciso realizar um registro prévio, preenchendo o Formulário de Inscrição (acessível pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJcMO-8z0HeJk9d_R65FSSsTtLBe1_3hVRgiNH444ILTTkvg/viewform ) para receber o link com o acesso às salas virtuais. As vagas são limitadas.

O Dia das Meninas no MAST vem sendo balizado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa é voltada a meninas Cis e Trans que estão em idade de escolha profissional e têm muitas dúvidas sobre as suas opções, mostrando exemplos de profissionais das diversas ciências.

Programação para sábado, 27 de março:

*Live De mulheres para meninas: trocas e acolhimentos – 16h

Abertura do VII Dia das Meninas no MAST

Resumo:

Uma astrônoma, uma poeta e uma educadora contam como a ciência e a pesquisa conduziram suas vidas. Miriani Pastoriza, que já emprestou seu nome para batizar galáxias, Camila do Valle que passeia entre a literatura e antropologia e Giovana Souza, educadora do MAST que, orgulhosamente, se apresenta como sendo cidadã do Conjunto de Favelas do Complexo da Maré, contarão um pouco das suas trajetórias. Nesta live, espera-se que a interação com o público e, sobretudo, das meninas interessadas em se tornar cientistas, conduza o debate e traga instigantes questões para nossas ilustres convidadas.

Convidadas:

Miriani Griselda Pastoriza (UFRGS): Astrônoma atuante em pesquisas extragalácticas, professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Link para o perfil na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1444068259043077

Camila do Valle Fernandes (UFRRJ): Poeta, professora e pesquisadora de Letras e Antropologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Literatura Portuguesa, Literatura da Amazônia, Literaturas Africanas, Patrimônio Imaterial e Identidades Culturais. Link para o perfil na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7915939564541273

Giovana Souza (MAST): Pedagoga e Educadora Museal no Serviço de Programas Educacionais da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência. Atua ainda como acompanhante terapêutica na Secretaria Municipal de Saúde Mental em São João de Meriti.

*Rodas de Conversas Simultâneas – 18h30 às 20h

- Sala Virtual do Google Meets (participação por meio de inscrição)

 

1) Roda de Conversa sobre Ciências Exatas

Resumo: Astrônomas, engenheiras e uma estudante de ciências da computação conduzem a conversa e esclarecem as dúvidas sobre o dia a dia de suas atividades profissionais.


2) Roda de Conversa sobre Ciências da Terra

Resumo: Geógrafas e geólogas são algumas das profissionais que irão contar sobre o cotidiano das pesquisas acerca do planeta Terra.


3) Roda de Conversa - Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo: O que faz uma bióloga? E uma pesquisadora da área da saúde? A investigação está presente na rotina destas profissionais que estudam os seres vivos. Elas nos contarão um pouco de suas rotinas.


4) Roda de Conversas sobre Ciências Humanas e Sociais

Resumo: Historiadoras, pedagogas, museólogas: quais são suas questões de pesquisa? Como estas profissionais contribuem para o conhecimento e para o entendimento da humanidade? São respostas deste tipo que nossas especialistas vão nos ajudar a elucidar.


registrado em:
Fim do conteúdo da página