Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Divulgação da Ciência no Brasil Oitocentista
Início do conteúdo da página

Divulgação da Ciência no Brasil Oitocentista

Criado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 15h06 | Acessos: 45

MAST realiza ‘live’ sobre o livro que revela a importância histórica da ‘Revista Brasileira’ (1879-1900) na difusão da cultura científica

As revistas científico-literárias foram importantes canais de divulgação de conhecimento no Século XIX. Os periódicos foram essenciais para reunir artigos com o tema de ciências, abrangendo saberes diversos e obras literárias, difundindo a cultura científica com o público. Para contar mais sobre essa história, o Museu de Astronomia e Ciências Afins realiza a live de lançamento do livro A ‘Revista Brasileira’ e a Divulgação da Ciência no Brasil Oitocentista, no Canal do MAST no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg), na próxima quinta-feira (20), às 15h. Com mediação de Moema Vergara, autora do livro e pesquisadora do MAST, a publicação será tema do encontro, que conta também com a participação de Kaori Kodama, pesquisadora da Casa Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Douglas Falcão, tecnologista da Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do MAST.

Esta publicação é fruto de uma pesquisa iniciada por Moema Vergara no MAST, cujo conteúdo foi tema da tese de Doutorado da pesquisadora na PUC-RJ. Ao longo do bate-papo, será destacada a importância da ciência no processo de formação de uma identidade nacional na passagem da Monarquia para a República, com base na leitura de duas fases distintas da Revista Brasileira, dos anos de 1879 a 1900. Também será abordada a história da divulgação da ciência no século XIX no Brasil e no mundo, além dos desafios atuais de se difundir conteúdos científicos no país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página