Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana com Ciência e Arte no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana com Ciência e Arte no MAST

Criado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 07h36 | Acessos: 35

Roda de conversa com Anna Bella Geiger, prestigiada artista visual, debate sobre Geometria Fractal nas formas da natureza e Observação do Sol e do Céu fazem parte da programação

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma variada programação para agradar a crianças e adultos neste sábado (24) e domingo (25) com atrações científicas e artísticas. O Museu abre suas portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do novo Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Também é uma ótima oportunidade de conhecer as exposições do MAST, a exemplo das mostras Uma Visão Lunar, com gravuras de Anna Bella Geiger, e O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria de Marcello Dantas, que celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. A exposição utiliza a interatividade e recursos multimídia para contar a história dessa efeméride e permitir que o visitante viva a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

A partir das 14h30 tem Observação do Sol, uma ótima oportunidade de visualizar estruturas do nosso astro-rei impossíveis de ser ver a olho nu. A atividade é feita com auxílio de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem que o visitante veja, de forma segura, estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.

E para quem quer conhecer as formas fractais da natureza e descobrir alguns objetos em que cada parte é semelhante ao objeto como um todo às 15h, a edição do Ciclo de Palestras traz o tema Geometria Fractal: desvendando a formas da natureza. A atividade conta com um bate-papo com Gladson Otaviano Antunes, mestre e doutor em Matemática, que vai explicar o que é e como surgiu a Geometria Fractal. Este especialista vai falar sobre as ferramentas que tornam possível, por exemplo, efetuar medidas mais precisas do litoral de um país, ou modelar as ramificações pulmonares, veias e artérias do nosso sistema circulatório. É uma ótima oportunidade para conhecer fascinantes e belos objetos gerados pela repetição infinita de um mesmo processo, apresentando como uma de suas principais características a autossimilaridade.

Às 16h30, tem uma roda de conversa com Anna Bella Geiger, prestigiada artista visual, que vai contar detalhes sobre a mostra Uma Visão Lunar, em exibição no belo Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier, no Campus do MAST. Intitulada Sobre Ver a Lua, a mesa-redonda terá como convidados da artista os curadores de arte Fernando Cocchiarale (MAM - Museu de Arte Moderna) e Luiz Alberto Oliveira (Museu do Amanhã) para um debate sobre suas obras feitas com fotografias da superfície lunar também cedidas pela Agência Espacial Americana. A exposição reúne 13 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em fotografias cedidas pela NASA, em 1970, e que tem exemplares em diversas coleções internacionais.

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

 

SÁBADO 24/08 - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h

- Observação do Sol - Lateral do Prédio-Sede - 14h30
- Ciclo de Palestras: Geometria Fractal: desvendando a formas da natureza, com Gladson Otaviano Antunes, mestre e doutor em Matemática - Auditório do Prédio Anexo - 15h
- Mesa-Redonda: Sobre Ver a Lua – artista visual Anna Bella Geiger conversa com os curadores de arte Fernando Cocchiarale (MAM - Museu de Arte Moderna) e Luiz Alberto Oliveira (Museu do Amanhã) - Auditório do Prédio Anexo - 16h30
- Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 - das 17h30 às 20h

 

DOMINGO 28/07 - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

- Visita às exposições internas e externas do Museu de Astronomia
- Planetário Inflável - 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu

registrado em:
Fim do conteúdo da página