Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana de arte com ciência no MAST
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de arte com ciência no MAST

Criado: Terça, 23 de Julho de 2019, 10h04 | Acessos: 49

Programação destaca as curiosidades sobre a mais extraordinária missão espacial já realizada pelo Homem, em palestra com especialista e exposições que unem arte, história e ciência para contar os 50 anos da chegada à Lua

Neste fim de semana é tempo de conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações são voltadas para que crianças, jovens e adultos aproveitem um ambiente de interação, exploração e conhecimento. O museu abre a partir das 14h e todas as suas atividades são gratuitas.

No sábado (27), a dica é começar a ver as maravilhas do céu por meio das projeções do Centro de Visitantes, um espaço imersivo onde o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros na sala que simula uma jornada pelo Universo. Outro ambiente virtual de muito conhecimento é a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, que celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. A mostra utiliza a interatividade e recursos multimídia para contar a história dessa efeméride e permitir que o visitante viva a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer as exposições recém inauguradas que celebram os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. As obras da artista exibem técnica mista e estão expostas no belo Pavilhão do Círculo Meridiano de Gaultier, no Campus do MAST. Outra mostra que comemora o cinquentenário da iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra é a mostra Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio nas áreas de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Mídia Digital e Moda, com trajes e acessórios inspirados pelo tema. Os trabalhos contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.

E para saber detalhes e curiosidades sobre a mais extraordinária missão espacial já realizada pelo Homem, a saga da nave Apollo 11 também será tema do Ciclo de Palestras deste sábado. A partir das 15h, o público vai poder debater a história desta fantástica exploração e tirar algumas dúvidas com o astrônomo do Planetário do Rio de Janeiro, Naelton Mendes de Araújo. Com o nome Para a Lua e Além, o debate aborda os motivos que levaram o Ser Humano à Lua e vai esclarecer as razões pelas quais não houve continuidade nessa empreitada, quando foi completada a última missão do projeto Apollo. Será que o Homem voltará a pisar no satélite natural da Terra? E quais países estão envolvidos nessa nova era de corrida espacial? Venha descobrir!

Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Os são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo (28), os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

 

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

Rua General Bruce, 586 / Tel:
3514-5299 e 3514-5229

 

SÁBADO 27/07 - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Ciclo de Palestras: Para a Lua e Além
, com Naelton Mendes de Araújo, astrônomo do Planetário do Rio de Janeiro - 15h
Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 -
das 17h30 às 20h

 

DOMINGO 28/07 - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições internas e externas do Museu de Astronomia
Planetário Inflável - 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página