Ir direto para menu de acessibilidade.
Release > Fim de Semana de diversão para pais e filhos
Início do conteúdo da página

Fim de Semana de diversão para pais e filhos

Criado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 08h40 | Acessos: 38

Programação inclui atividades grátis para que pequenos e papais possam brincar e aprender sobre o Universo com oficina de astronomia, visita guiada às exposições e Planetário Inflável

Quem quiser comemorar o fim de semana dos pais curtindo momentos de lazer e conhecimento em um ambiente de interação e experimentação, não pode perder a programação deste sábado (10) e domingo (11) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São atividades gratuitas para que pais e filhos descubram as maravilhas do Universo e conheçam algumas curiosidades sobre os astros e estrelas que compõem o nosso céu.

A dica é chegar às 14h e conhecer o Centro de Visitantes, um espaço moderno e acolhedor que exibe um pouco da história do Museu de Astronomia e das atividades realizadas no Campus do MAST e do Observatório Nacional por meio de conteúdo interativo, projeções sobre os avanços da ciência surgidos a partir da observação do céu. Há, no Museu, exposições repletas de tecnologia e arte que exibem marcos históricos na área científica, como por exemplo a mostra O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes com a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol na efeméride que confirmou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. A partir das 15h, haverá Visita Guiada para contar todos os detalhes desta expedição científica e mostrar como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade cearense.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer as exposições que celebram os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em  fotografias cedidas pela NASA em 1970. Outra mostra que comemora o cinquentenário da iniciativa da NASA que levou o homem até o satélite da Terra é a mostra Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar, com variados trabalhos criados pelos jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio  que contam um pouco da história da corrida espacial e instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.

A partir das 16h, é hora de levar o papai para a oficina AstroMania e fazer uma viagem pelo interior dos planetas do sistema solar. Com o tema Por Dentro dos Planetas, toda família vai participar de uma gincana para reunir peças escondidas pelo Museu que ajudam a desvendar o mistério escondido em cada planeta. No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Já no domingo, além das exposições, pais e filhos vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.


SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins
MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel:
3514-5299 e 3514-5229


SÁBADO 10/08 Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Visita Mediada:
O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS 15h
AstroMania: Por Dentro dos Planetas –
16h (serão distribuídas 35 senhas para cada sessão, a partir das 15h30)
Programa de Observação do Céu Luneta Equatorial 21
das 17h30 às 20h


DOMINGO 11/08 Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Planetário Inflável
15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página