Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Release > Fim de Semana no Museu de Astronomia
Início do conteúdo da página

Fim de Semana no Museu de Astronomia

Acessos: 14

Entre as atrações estão Visitas Guiadas pela exposição 'Faz Tempo', nos pavilhões do Campus, e sessões do Planetário Inflável Digital

Fevereiro chegou e o público que quiser se divertir e ainda ter a chance de conhecer um pouco mais sobre o mundo da ciência, pode visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (2) e domingo (3). Será uma oportunidade para conhecer as exposições em destaque e também o Campus, onde o visitante se depara com cúpulas e lunetas que foram usadas por gerações de cientistas para estudar o céu. Atividades grátis com temáticas divertidas serão oferecidas para crianças, jovens e adultos aproveitarem a tarde com bastante cultura e interatividade.

Para tirar o máximo proveito do programa, a dica é chegar às 14h e visitar as exposições do MAST, com destaque para a Visões da Luz, uma mostra interativa que trabalha várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes e objetos, além de registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. Também é uma ótima chance para conferir a mostra individual Anna Bella Geiger - Local da Ação, que reúne 12 gravuras com temática relacionada à cartografia. São gravuras que remetem ao início da história do país, em que a artista retrata a costa brasileira cobiçada pelo mundo, a invasão de povos que disputavam o domínio territorial e ajudaram a formar as nossas raízes.

No sábado (2), a partir das 15h, é hora de conhecer e refletir sobre o mais filosófico dos temas científicos: o tempo. A Visita Orientada deste mês traz como conteúdo Os Tempos do Tempo, com uma viagem sobre exposição Faz Tempo. A exposição conta de maneira criativa e interativa, como este assunto está presente, não somente nas diferentes áreas do conhecimento, mas também na literatura, na música e na poesia. A atividade vai explorar os dois espaços da mostra. No primeiro, o Pavilhão da Luneta Equatorial Heyde de 21 cm, o tempo conta história do Universo condensada em um ano por meio de um Calendário Cósmico, a criação da Terra e a atuação do tempo que marcou a vida geológica no planeta. É uma oportunidade de conhecer um ‘extraterrestre’ de verdade: um meteorito que é mais antigo do que a própria Terra. Um verdadeiro testemunho do tempo!

Já no segundo espaço, o Pavilhão do Círculo Meridiano de Gautier, são abordados temas relacionados ao aspecto social do tempo e ao ‘tempo mecânico’. São diversos objetos expostos, e o público pode manusear engrenagens de um relógio de pêndulo, conhecer os componentes internos de um relógio de quartzo e um outro relógio atômico, que são usados para mostrar as formas de medir o tempo com a história da determinação da hora legal brasileira. Além de, claro, conhecer como as estrelas e o sol foram – e ainda são –, usados para medir o tempo.

No domingo (3), os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões começam a partir das 15h e são conduzidas por mediadores do MAST. Nelas, os visitantes podem saber mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

O Programa de Observação do Céu está suspenso durante o período com Horário de Verão.

 

SERVIÇO


FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

Funcionamento do Museu: das 14h às 18h


SÁBADO 02/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Visita Orientada: 'Os Tempos do Tempo' - Campus Mast - 15h

 

DOMINGO 03/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
Planetário Inflável - 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


GRÁTIS

registrado em:
Fim do conteúdo da página